Documentos sobre o Solar dos Abacaxis e a residência da rua Marquês de Abrantes, 189, as moradias do casal Carneiro de Mendonça. Sobre a primeira, o dossiê contêm pedidos para tirar fotos na casa, tex...

Sobre a consulta
Manuscrito

Identificação:

Classificação: AACM vpr 1944.03.29
Série: vpr - Vida privada

Data de produção: 00.09.1953 a 11.08.1990 (Data certa)

Quantidade de documentos: 12 (36 páginas com informação)
 

Arquivo:

  • Anna Amélia de Queiroz Carneiro de Mendonça (AACM)   Saiba mais

Resumo:

Documentos sobre o Solar dos Abacaxis e a residência da rua Marquês de Abrantes, 189, as moradias do casal Carneiro de Mendonça. Sobre a primeira, o dossiê contêm pedidos para tirar fotos na casa, texto sobre o Largo do Boticário, lista de compras e do arquivo mantido no Solar dos Abacaxis e felicitação por obra feita na casa. Possui também documentos sobre a história da Casa do Cosme Velho, incluindo uma determinação do tombamento definitivo do Largo do Boticário e do Solar dos Abacaxis. A respeito da segunda, há um documento correspondente à planta da casa, presente também no livro "Queiroz, Borges da Costa Machado & Palhares: Genealogia e Histórias" de Priscilla Bueno, e um anexo ao mesmo detalhando o interior do imóvel.

Notas:

Possui documentos posteriores a morte da titular, falando sobre a casa propriamente dita e o seu acervo. Além disso, há fotos da família Carneiro de Mendonça em ambas as casas nos documentos de audiovisual.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.



CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados