Documentos referentes à Revolução Constitucionalista de 1932, ocorrida em São Paulo, assim organizados: Pasta I: documentos diversos sobre o movimento, incluindo cartas dos voluntários comentando a Re...

Sobre a consulta
Manuscrito

Identificação:

Classificação: JMW esp 1932.07.11
Série: esp - Estado de São Paulo

Data de produção: 11/07/1932 a 23/04/1936 (Data certa)

Quantidade de documentos: 56 (218 folhas)
 

Arquivo:

Resumo:

Documentos referentes à Revolução Constitucionalista de 1932, ocorrida em São Paulo, assim organizados: Pasta I: documentos diversos sobre o movimento, incluindo cartas dos voluntários comentando a Revolução, discurso de JMW esclarecendo os objetivos do movimento e telegrama ao Presidente Getúlio Vargas enviado por José Carlos de Macedo Soares, sobre entendimentos para concluir a paz entre São Paulo e a União. Pastas II e III: documentos sobre a ¿Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo¿. Na Pasta II estão dois livros de atas da Comissão de Direção e da Comissão Executiva da Campanha e na Pasta III outros documentos sobre o assunto. Destaca-se o discurso de JMW como Presidente da Campanha, comprovantes de entrega do ouro por JMW, transferência do ouro para a Santa Casa de Misericórdia e relatórios sobre a Campanha.

Notas:

O dossiê é composto de 3 pastas. Não foi possível manter rigorosamente a ordem cronológica do dossiê devido aos livros de atas da pasta II serem encadernados. Optou-se, então, por manter o tema da "Campanha do Ouro" em separado.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.



CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados