JK - A voz da história (título original).

Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: TN vídeo 048
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: JK - A voz da história (título original).

Data de produção: Déc. 1980 (Data provável)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 31: sonoro, cor e p&b, 38 min. 07 seg.
CidadeEstadoPais
Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO Brasil

Arquivo:

Autoridades:

• Rede Manchete (Emissora de televisão)

Resumo:

Imagens dos arredores de Brasília. Narrador, em off, diz que Juscelino Kubitschek convidou Oscar Niemeyer e Cândido Portinari para construírem uma nova cidade. O primeiro marco para a arquitetura moderna brasileira foi a Igreja da Pampulha. Imagens do Palácio da Liberdade. Narrador, em off, fala que no governo de Minas Gerais Juscelino se projetou para a presidência da república. Depoimento de Tancredo Neves sobre o convite de JK para ser ministro da justiça do seu governo. Imagens da posse de Juscelino. Sua mãe, Júlia Kubitschek, estava presente. Os presidentes da França e dos Estados Unidos, Vincent Auriol e Richard Nixon compareceram à cerimônia de posse. JK e João Goulart são cumprimentados por diversas pessoas. Imagens de trechos de entrevista de Juscelino, que fala sobre as oposições à construção de Brasília e sobre sua convivência democrática com os opositores. Depoimento de Afonso Arinos, dizendo que devido à construção de Brasília, JK iniciou o processo de escalada inflacionária e que o próprio foi o pioneiro na construção de projetos grandiosos, realizados à base de emissão de capitais. Novamente imagens da entrevista de JK, falando que sempre acreditou no desenvolvimento como forma de combater a inflação; que em seu governo não houve alta inflacionária; sobre a construção de Brasília e a idealização desse projeto. Em depoimento, José Sarney diz que à época da cassação de JK ele era governador do Maranhão e que seu bom relacionamento com o presidente despertou a oposição de seus correligionários. Voltando ao depoimento de Juscelino, ele diz que Brasília era a meta síntese de seu governo e o seu objetivo era que o Brasil não apenas exportasse matéria-prima, mas que tivesse uma indústria tecnologicamente competitiva no mercado mundial. Imagens de fotografia de Juscelino ao lado de uma roda de ferro. Lettering: "Contrariando a opinião dos técnicos estrangeiros, JK fundiu o bloco do primeiro motor a explosão na América Latina". Ulysses Guimarães fala sobre o último encontro com JK, num vôo entre Brasília e São Paulo. Novamente imagens da entrevista de Juscelino, que fala sobre a acusação que sofreu quanto à construção de Brasília, que o deslocamento da capital produziria um isolamento para o governo e que os verdadeiros problemas deste começaram no Rio de Janeiro e não em Brasília. Imagens de fotografias de Jânio Quadros no dia da renúncia. Lettering: "25 de agosto de 1961: renúncia de Jânio Quadros". Fotografia de tanque de guerra em Brasília, com o lettering: "Deposição de João Goulart". Continuando o depoimento de JK, esse fala sobre a oposição do DNER à construção da Belém-Brasília. Diz que as obras pioneiras nunca podem ser rotuladas de anti-econômicas. Reconstituição do incidente ocorrido com JK, em 1972, quando o avião em que viajava foi impedido de pousar, numa situação de emergência. JK fala sobre o golpe de 1964 e sobre sua cassação. Imagens de arquivo mostram cenas da repressão militar, passeatas estudantis, enterro do estudante Edson Luis, fotografia de João Goulart ao lado de JK. Foto de manchete de jornal que diz: "Brasil entra no quinto ato institucional". Fotos de Juscelino no aeroporto, escoltado pela polícia; com sua esposa, Sara Kubitschek no exílio; com Carlos Lacerda e voltando do exílio. JK é recebido por amigos e políticos no aeroporto, entre os quais, Tancredo Neves, que faz um depoimento sobre o retorno de Juscelino do exílio. Cena de um jardim, com lettering: "São Paulo, casa da Manchete, 22 de agosto de 1976". No interior da casa, Adolfo Bloch fala sobre Juscelino Kubitschek. Reconstituição do trajeto feito por JK ao sair da casa da Manchete. Depoimento, em off, do motorista que levaria o presidente ao aeroporto. Vista do Memorial JK e narração, em off, de Vinícius de Morais, falando sobre JK. Lettering: "Tudo se transforma em alvorada nesta cidade que se abre para o amanhã".

Notas:

Cópia em arquivo digital disponível para consulta no CPDOC. Imagem e som com falhas.