Minas, para sempre Gerais (título original).

Sobre a consulta
Audiovisual

Classificação: TN vídeo 036
Série: vídeo - Vídeos

Tipo: vídeo (Imagens em movimento)

Título: Minas, para sempre Gerais (título original).

Data de produção: 1985 (Data certa)

Quantidade de documentos: 1

Descrição física: Fita VHS 26: sonoro, cor e p&b, 64 min. 32 seg.

Arquivo:

Autoridades:

• Amorim, Carlos (Diretor geral)
  • Piá, Luís Antônio (Diretor)
  • Rede Manchete (Emissora de televisão)
  • Ribeiro, Cláudia (Apresentador)
  • Rubinstein, Dóris (Produtor)

Resumo:

O programa começa com a apresentadora falando sobre Minas Gerais, sobre o povo mineiro e sobre Tancredo Neves. Imagens de fotografias de Tancredo Neves discursando e, trechos, em off, desse discurso. Aécio Neves e Franco Montoro aparecem em uma das fotos. Lettering: "Tancredo: uma vida por Minas Gerais". Imagens de cidades históricas de Minas Gerais. Fotografias de Tancredo Neves, de sua família e de documentos. Getúlio Vargas e Oswaldo Aranha aparecem em algumas dessas fotos. Imagens do velório de Getúlio Vargas, da posse de Juscelino Kubitschek à presidência da república, de Tancredo Neves ao lado de João Goulart, do comício da Central do Brasil, da cavalaria e de tanques de guerra nas ruas, do enterro de Edson Luís, de Geisel recebendo a faixa presidencial de Costa e Silva, de Geisel passando a faixa a Figueiredo, de uma multidão agitando a bandeira nacional, de Tancredo Neves em palanques, durante a campanha das "Diretas Já" e passando o governo de Minas Gerais a Hélio Garcia, no Palácio da Liberdade. Imagens de Tancredo ao lado de Risoleta Neves, no dia das eleições presidenciais via colégio eleitoral. Cenas do povo comemorando em Brasília, seguida de imagens de paisagens de Minas Gerais. Narrador fala sobre o potencial econômico de Minas Gerais e Hélio Garcia fala sobre o povo mineiro. Imagens das pedras de Sabará. O pesquisador sobre arte barroca, Moacyr de Vasconcelos, fala sobre a Igreja Nossa Senhora do Ó. Entrevista de Milton Nascimento. Artesãos trabalham na ornamentação de igrejas. Imagens da capela chinesa e de grupo de violeiros e seresteiros tocando violão. Vista aérea de Belo Horizonte. Narrador fala, em off, que o equilíbrio entre passado e futuro são mantidos no estado mineiro e sobre obras realizadas nos arredores de Belo Horizonte. Imagens de mulheres mineiras. Imagens de Ouro Preto. Lettering: "Ouro Preto: Cidade da Inconfidência". Vista da Igreja de Santa Efigênia. Garoto fala sobre a arquitetura e a história da igreja, sobre a morte de sua zeladora mais antiga e sobre as obras de Aleijadinho. Imagens de pedras preciosas da coleção do Museu da Universidade Católica de Minas Gerais. Em seguida, são mostradas as casas de Marília e de Dirceu, personagens de Tomás Antônio Gonzaga. Imagens da paisagem urbana de Minas Gerais. Entrevista de Carlos Drummond de Andrade e imagem de sua esposa ao fundo. Imagens de Belo Horizonte e entrevista de Hélio Garcia. Cenas da cidade de Cordisburgo, cidade natal de João Guimarães Rosa. "Juca Bananeira", um de seus personagens, é entrevistado. Imagem do armazém do pai do escritor. Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e Milton Nascimento cantam. Imagens de Diamantina, da casa de Xica da Silva e de dois conventos. Imagens da posse do presidente Juscelino Kubitschek, de sua cassação, de manchetes de jornais, escoltado por seguranças, ao lado de Sara Kubitschek, no aeroporto, de ambos no exílio e de JK ao lado de outros políticos. Depoimento de Juscelino Kubitschek. Imagens de Brasília em construção e já construída. Lettering: "Brasília, obra de um mineiro". Novamente imagens de Brasília, do Palácio do Planalto e de Belo Horizonte. Tomadas aéreas de bairros, construções e do estádio da independência. Vista aérea de paisagens naturais de Minas Gerais e da cidade de São Lourenço. Narrador fala sobre Prados e São João del Rey, cidade de Tancredo Neves. Discurso de Tancredo no Palácio da Liberdade, agradecendo as manifestações de apoio que recebeu.

Notas:

Cópia em arquivo digital disponível para consulta no CPDOC.