Ademar Arthur Chioro dos Reis

Nome Completo: Ademar Arthur Chioro dos Reis

CHIORO, Arthur
*min. Saúde 2014-2015.

Ademar Arthur Chioro dos Reis nasceu em Santos (SP) no dia 5 de dezembro de 1963.
Graduou-se em medicina pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UniFESO), em Teresópolis (RJ). Como aluno do sexto ano, participou da 8ª Conferência Nacional de Saúde realizada em Brasília de 17 a 21 de março de 1986 e integrou assim os trabalhos viriam a constituir as bases que deram origem e possibilitaram a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), instituídas na Constituição de 1988.  Fez residência médica em Medicina Preventiva e Social na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Botucatu (SP). Pesquisando temas relativos à saúde coletiva, fez mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em 1993, aos 29 anos, assumiu o posto de secretário de Saúde de São Vicente, município de SP.
Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e foi secretário de saúde também no município de São Bernardo do Campo (SP), cidade na qual o partido ganhou projeção e firmou bases.
Em fevereiro de 2014, foi nomeado pela então presidenta Dilma Rousseff para assumir o cargo de ministro da Saúde em substituição a Alexandre Padilha, então titular que deixara a pasta para dedicar-se à campanha eleitoral daquele ano, em que seria o postulante petista ao governo de SP.
No âmbito nacional, Arthur Chioro teve confirmada sua permanência enquanto Ministro da Saúde no novo mandato da presidenta Dilma, reeleita. Durante sua gestão consolidou e ampliou o programa “Mais Médicos”, que tinha como objetivo alocar profissionais em áreas cujas demandas não vinham sendo devidamente atendidas, contemplando para tanto inclusive médicos estrangeiros, o que suscitou polêmica sobretudo entre o segmento profissional.
Permaneceu no comando da pasta até setembro de 2015, quando foi informado pela presidenta que o governo iria precisar realizar uma reforma ministerial com vistas a atender à base aliada em meio às contestações ao seu mandato. Foi então substituído pelo então deputado federal peemedebista Marcelo Castro, médico de formação.
Arthur Chioro retornou então para São Paulo, onde assumiu vínculo como médico e professor na Universidade Federal de São Paulo e na Escola Paulista de Medicina, em específico no departamento de medicina preventiva.

Alan Carneiro

FONTES: Portal G1 de Notícias. Disponível em: <http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/09/dilma-informa-chioro-por-telefone-que-ele-deixara-ministerio-da-saude.html>. Acesso em 26/02/2017. Portal Jornalistas Livres. Disponível em: <https://jornalistaslivres.org/2016/05/entrevista-com-o-medico-sanitarista-arthur-chioro/>. Acesso em 26/02/2017.