AFONSO GUILHERMINO WANDERLEY JUNIOR

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: WANDERLEY JÚNIOR, Afonso
Nome Completo: AFONSO GUILHERMINO WANDERLEY JUNIOR

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
WANDERLEY JÚNIOR, AFONSO

WANDERLEY JÚNIOR, Afonso

*dep. fed. SC 1951-1960.

 

Afonso Guilhermino Wanderley Júnior nasceu em Curitiba no dia 5 de março de 1892, filho do capitão Afonso Guilhermino Wanderley e de Laurinda de Sousa Xisto Wanderley.

Cursou o Ginásio Paranaense e a Escola Normal de Curitiba. Foi professor primário em Ponta Grossa (PR) e professor da Escola de Aprendizes Marinheiros, em Florianópolis. Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná.

Foi procurador-geral ad hoc do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e professor catedrático de direito comercial da Faculdade de Direito de Florianópolis. Iniciou-se na carreira política militando no Partido Republicano Catarinense. Jornalista, distinguiu-se durante o Estado Novo (1937-1945) como um dos batalhadores pela redemocratização do país, realizando várias campanhas políticas.

Com a desagregação do Estado Novo e a reconstitucionalização do país, elegeu-se no pleito de dezembro de 1945 suplente de deputado federal pelo estado de Santa Catarina à Assembléia Nacional Constituinte, na legenda da União Democrática Nacional (UDN), da qual foi um dos fundadores em Santa Catarina. Não chegou a assumir o mandato na legislatura 1946-1951, mas, eleito deputado federal em outubro de 1950, ocupou uma cadeira na Câmara em fevereiro de 1951. Reeleito em 1954, obteve no pleito seguinte, de 1958, apenas uma suplência. Foi convocado contudo desde o início da legislatura, em fevereiro de 1959.

Foi presidente da seção catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Instituto Histórico e Geográfico do estado e fundador do Instituto dos Advogados de Santa Catarina.

Faleceu no dia 7 de julho de 1960, em pleno exercício do mandato.

Era casado com Cecília de Albuquerque Belo Wanderley, com quem teve quatro filhos.

 

 

FONTES: ASSEMB. LEGISL. SC. Dicionário político; CABRAL, O. Era; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; CISNEIROS, A. Parlamentares; COUTINHO, A. Brasil; Diário Carioca (8/7/60); RICHARD NETO, G. Homens; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1, 2, 3 e 4).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados