ALMEIDA, Marcelo

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ALMEIDA, Marcelo
Nome Completo: ALMEIDA, Marcelo

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
Deputado Federal eleito pelo PMDB do Paraná, com 84

ALMEIDA, Marcelo

*dep. fed. PR 2007-

 

                Marcelo Beltrão de Almeida nasceu em Curitiba no dia 6 de outubro de 1966, filho de Cecílio do Rego Almeida e de Rosa Maria Beltrão Rischbieter. Seu pai foi proprietário e principal acionista do grupo empresarial CR Almeida, abrangendo mais de 30 empresas com atuação nos setores de construção pesada, química, concessões rodoviárias e logística. Era conhecido nos meios empresariais como detentor de uma das maiores fortunas do Brasil e foi citado pela revista norte-americana Forbes em 1992 como proprietário de um patrimônio avaliado em 1,3 bilhão de dólares. Foi também proprietário da CR Almeida, uma das empresas do grupo e uma das maiores empreiteiras brasileiras, além de ter sido grande proprietário de terras nas regiões Norte e Centro-Oeste do país. Sua mãe casou-se, em segundas núpcias, com o ex-ministro da Fazenda, Karlos Rischbieter.

                Formou-se em engenharia civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 1990.  Em seguida fez cursos de extensão universitária em administração de empresas na PUC e em empreendedorismo cívico no Instituto Paranaense de Desenvolvimento (IPD). Logo depois de formado começou sua carreira profissional na empresa da família, a CR Almeida. Entre os projetos que executou, destacou-se a construção da avenida dos Trabalhadores, obra viária de 36 quilômetros em Curitiba.

                 Iniciou suas atividades políticas em 1991 filiando-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), legenda na qual se candidatou a vereador em outubro de 1992. Exerceu o mandato de 1993 a 1996 e, na Câmara Municipal, presidiu a Comissão de Legislação e Justiça e foi membro da Comissão de Obras. Nas eleições de outubro de 1996 concorreu a novo mandato e obteve uma suplência. Retornou então à iniciativa privada, como engenheiro nas empresas da família. Em 1999 filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e nas eleições de outubro de 2000 candidatou-se mais uma vez a vereador em Curitiba. Eleito, foi empossado em fevereiro seguinte.

Em janeiro de 2003 foi convidado pelo governador Roberto Requião para assumir a direção geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), cargo que ocupou até março de 2006, quando se desincompatibilizou para disputar as eleições de outubro. Nesse pleito concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados obtendo um total de 84.590 votos e a primeira suplência. Logo após as eleições, ocupou por um curto período a Secretaria de Obras Públicas do estado do Paraná no segundo governo de Roberto Requião, de janeiro a março de 2007. Em maio assumiu o mandato de deputado, em virtude do afastamento do deputado Reinhold Stephanes, que se licenciou para assumir o Ministério da Agricultura a convite do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Em 29 de outubro de 2008 foi efetivado.

Membro titular das comissões de Desenvolvimento Urbano, de Finanças e Tributação, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Seguridade Social e Família, e de Viação e Transportes, ocupou também a suplência nas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Educação e Cultura. Concentrou sua atuação em problemas relacionados ao meio ambiente, resíduos sólidos e lixo, trânsito, segurança e orçamento e finanças públicas, tendo apresentado várias sugestões nessas áreas durante a legislatura. Manifestou-se contra o voto obrigatório, contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas e a favor da proibição da venda de bebidas alcoólicas nas estradas brasileiras. Criou ainda a Frente Parlamentar Mista da Leitura, administrando um blog dedicado a promover leituras comunitárias denominado Conversa entre amigos (http://www.conversaentreamigos.com.br/).

 Paralelamente à carreira política, foi sócio proprietário da Pio XII Participações Societárias e Administração de Bens Próprios, uma das administradoras da rodovia Ecovias, concessionária de estradas no Paraná e em São Paulo.

 

FONTES: Jornal do Estado (3/9/09); Gazeta do Povo (29/10/08; 12/7/09); Portal CR Almeida. Disponível em : <http://www.cralmeida.com.br>; Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em : <http://www2.camara.gov.br>; Portal do TSE. Disponível em : <http:// www.tse.gov.br>; Portal Ecovias. Disponível em : <http://www.ecovias.com.br>; Portal FIEP. Vigilantes da Democracia. Disponível em : <http://www.vigilantesdademocracia.com.br>; Site Marcelo Almeida. Disponível em : <http://www.marceloalmeida. com.br>.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados