ARANHA, RENATO EGIDIO DE SOUSA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ARANHA, Renato Egídio de Sousa
Nome Completo: ARANHA, RENATO EGIDIO DE SOUSA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
ARANHA, RENATO EGÍDIO DE SOUSA

ARANHA, Renato Egídio de Sousa

*mov. integralista

 

Renato Egídio de Sousa Aranha nasceu na cidade de São Paulo em 12 de agosto de 1895, filho de Olavo Egídio de Sousa Aranha e de Vicentina de Sousa Queirós de Sousa Aranha. A família Sousa Aranha, de cafeicultores, era tradicional no estado, e a ela pertenceu Joaquim Egídio de Sousa Aranha, marquês de Três Rios, deputado provincial em várias legislaturas durante o Império.

Renato Egídio estudou no Colégio Nascimento e no Hyde Craft College, na Inglaterra. Cursou depois o Ginásio São Bento, ingressando em seguida na Universidade de Cambridge (Inglaterra), onde obteve o grau de doutor em engenharia e em química.

Primo de Osvaldo Aranha, durante a década de 1930 pertenceu à Ação Integralista Brasileira (AIB), movimento de princípios doutrinários inspirados no fascismo. Seu irmão Alfredo Egídio de Sousa Aranha era proprietário do jornal A Razão, onde Plínio Salgado iniciou a pregação integralista.

Em junho de 1937, tornou-se membro da Câmara dos quatrocentos, órgão de assessoria do comando nacional da AIB.

No pleito de janeiro de 1947, elegeu-se deputado à Assembléia Legislativa de São Paulo na legenda do Partido de Representação Popular (PRP) que sucedeu a AIB como órgão de aglutinação dos integralistas. Exerceu o mandato de deputado estadual de 1947 a 1949.

Ensaísta, fundou e dirigiu o matutino A Época, que tratava principalmente de temas de natureza econômica e social. Faleceu em São Paulo no dia 23 de junho de 1969.

Era casado com Dirce Egídio de Sousa Aranha, com quem teve seis filhos. Filho de sua irmã Francisca Egídio de Sousa Aranha Setúbal, seu sobrinho Olavo Egídio Setúbal foi prefeito de São Paulo de 1975 a 1979.

Publicou Roteiro da paz (ensaio sociológico, 1950).

 

FONTES: Estado de S. Paulo (24/6/69); LEME, L. Genealogia; MELO, O. Marcha; SILVA, H. 1938; TRINDADE, H. Integralismo.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados