CAMPOS, Nilo Teixeira

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CAMPOS, Nilo Teixeira
Nome Completo: CAMPOS, Nilo Teixeira

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
CAMPOS, Nilo Teixeira

CAMPOS, Nilo Teixeira

*sen. RJ 2001.

 

                Nilo Teixeira Campos nasceu na cidade de Piraí (RJ) no dia 17 de setembro de 1931, filho de Manuel Teixeira Campos e de Maria Aparecida de Lima Campos.

Bacharelou-se em engenharia civil pela Escola Nacional de Engenharia no Rio de Janeiro da antiga Universidade do Brasil.

Aos 28 anos de idade, elegeu-se prefeito do município de Piraí na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para o período de 1959 a 1962. Foi, na época, o mais jovem prefeito do estado do Rio de Janeiro. Durante seu governo, foi responsável pela instalação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio de Janeiro (DER-RJ) no município.

Em 1962, elegeu-se deputado estadual. Foi membro efetivo da Comissão de Orçamento e Fiscalização Financeira de 1963 a 1965 e exerceu o cargo de secretário de estado de Obras Públicas do governo Paulo Torres de 1964 a 1966. Reelegeu-se deputado estadual em 1966. Foi presidente da Comissão de Servidores Públicos até sua cassação pelo Ato Constitucional nº 5 (AI-5) e a suspensão de seus direitos políticos por dez anos. Quando voltou à cena política, em 1988, elegeu-se deputado estadual e foi presidente da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional, vice-presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, membro da Comissão Constitucional e relator da Subcomissão de Ordem Social na Constituinte Estadual de 1989. Presidiu ainda a Comissão de Assuntos Municipais, que criou dez municípios: Paty do Alferes, São José do Vale do Rio Preto, Itatiaia, Quissamã, Cardoso Moreira, Belford Roxo, Guapimirim, Queimados, Quatis e Varre Sai.

Convidado a exercer o cargo de subsecretário da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, participou ativamente da implantação de uma nova política de desenvolvimento econômico, incrementando a instalação de novas plantas industriais, como a fábrica de caminhões da Volkswagen, em Resende, a fábrica de vidros planos Guardian, em Porto Real, e a cervejaria Antártica, em Jacarepaguá, na zona oeste carioca, entre outras. Como subsecretário da Secretaria Estadual de Habitação e Assuntos Fundiários, contribuiu para o desenvolvimento de projetos habitacionais populares, como o programa Habitar Brasil.

No pleito de outubro de 1994, na condição de primeiro suplente, integrou a chapa de Artur da Távola, candidato ao Senado pelo estado do Rio de Janeiro na legenda do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Assumiu o mandato no dia 4 de janeiro de 2001 em virtude do afastamento do titular Artur da Távola, que se licenciou para assumir a Secretaria de Cultura da cidade do Rio de Janeiro. Deixou a cadeira no Senado em 24 de setembro do mesmo ano.

Casou-se com Anemarie Hack Teixeira Campos, com quem teve cinco filhos.

 

Sabrina Guerghe

FONTES: Agência SENADO (4/1/01). Disponível em : <http://www.senado.gov.br/ agencia>. Acesso em : 04 dez. 2009; O Dia (online) 22 nov. 2009. Disponível em : <htttp://odia.terra.com.br>. Acesso em : 04 dez. 2009; Portal da Assembléia do Estado do Rio de Janeiro (9/5/01). Disponível em : <http://www.alerj.rj.gov.br>. Acesso em : 04 dez. 2009; Portal de Piraí. Disponível em : <http://www.pirai.rj.gov.br>. Acesso em : 04 dez. 2009; Portal do Senado Federal. Disponível em : <http://www.senado.gov.br>. Acesso em : 04 dez. 2009; Portal do TSE. Disponível em : <http://www.tse.gov.br>. Acesso em : 04 dez. 2009.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados