CARLOS ALBERTO WERNECK

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: WERNECK, Carlos
Nome Completo: CARLOS ALBERTO WERNECK

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
WERNECK, CARLOS

WERNECK, Carlos

*dep. fed. RJ 1963-1967.

 

Carlos Alberto Werneck nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 23 de abril de 1912, filho de Artur Galvão Werneck e de Albertina Barbosa Werneck.

Realizou seus estudos básicos no Colégio Brasil, em Niterói (RJ) e no Colégio Pedro II, na capital federal. Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro. Foi professor e diretor do Instituto Werneck de Petrópolis.

Nas eleições de outubro de 1962 elegeu-se suplente de deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Assumiu uma cadeira na Câmara em setembro de 1963, transferindo-se posteriormente para o Partido Democrata Cristão (PDC). Interrompeu o mandato de março a abril de 1964 e, em maio do ano seguinte, tornou-se vice-líder do bloco parlamentar da maioria. Em junho de 1965 passou a vice-líder do PDC na Câmara e, com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao governo instaurado no país pelo movimento político-militar de março de 1964. Vice-líder desse partido na Câmara dos Deputados a partir de abril de 1966, deixou essa casa ao final da legislatura, em janeiro de 1967, sem ter se reelegido no pleito de novembro do ano anterior. Tornou-se então diretor do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), cargo que exerceu até agosto de 1975, quando veio a falecer.

Ao longo de sua vida Carlos Werneck foi professor da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis, diretor da Associação Interamericana de Educação, presidente da Federação Nacional dos Estabelecimentos Particulares de Ensino e do Sindicato de Estabelecimento de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Foi também membro da Comissão de Encargos Educacionais do Conselho Federal de Educação do Conselho Estadual de Educação, da Academia Petropolitana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Petrópolis, do Instituto Italiano de Cultura e do Instituto Brasil-Alemanha.

Era casado com Ângela Hebe Mascheroni Werneck, com quem teve uma filha.

Publicou Método de análise lógica, Gramática elementar da língua portuguesa e Estudos literários.

 

FONTES: CÂM. DEP. Anais; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Relação nominal dos senhores; COUTINHO, A. Brasil; INF. FAM. ÂNGELA WERNECK; RIBEIRO FILHO, J. Dic.; TRIB. SUP. ELEIT. Dados.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados