CARNEIRO, Itanor Neves

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CARNEIRO, Itanor Neves
Nome Completo: CARNEIRO, Itanor Neves

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
CARNEIRO, Itanor Neves

CARNEIRO, Itanor Neves

*dir.-ger. DPF 2002.

 

     Itanor Neves Carneiro Júnior nasceu na cidade de Auriflama (SP) em 1947.

     Bacharelou-se em direito nas Faculdades Metropolitanas Unidas - São Paulo (SP). Em 1983, fez o curso de formação de delegado de Polícia Federal na Academia Nacional de Polícia, do Ministério da Justiça.

    Em 1984 chefiou a seção de passaportes e vistos, do serviço de polícia marítima, aérea e de fronteiras, da delegacia de polícia fazendária e do departamento de comunicação social em São Paulo. De abril de 1992 a agosto de 1994 dirigiu a delegacia de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, da Superintendência Regional em São Paulo e ocupou a mesma função na Superintendência Regional do Departamento da Polícia Federal do Estado de São Paulo de maio de 1995 a julho de 1997. A partir de  julho de 1997 até outubro de 2000 chefiou a Divisão de Polícia Marítima, Aeroportuária e de Fronteiras do DPF.

    Em 2000 e 2001, foi superintendente regional do Departamento de Polícia Federal no estado de São Paulo. Nesse último ano, passou a dirigir a Polícia Judiciária do Departamento de Polícia Federal. Em abril de 2002, foi nomeado diretor-geral da Polícia Federal no lugar de Agílio Monteiro de Barros, que havia deixado o cargo para se candidatar a deputado federal por Minas Gerais. Assumiu a instituição em um momento delicado devido à série de denúncias de que a PF teria seguido interesses políticos ao invadir a sede da empresa Lunus, de propriedade da governadora Roseana Sarney e pré-candidata do Partido da Frente Liberal (PFL) à presidência da República. Manteve os mesmos padrões de administração na Polícia Federal até deixar o cargo em dezembro do mesmo ano.

 

Fabrício Augusto Souza Gomes / Yuri Botelho Calandrino

 

FONTE: Departamento de Polícia Federal

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados