CARVALHO, MILTON DE SOUSA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CARVALHO, Milton de Sousa
Nome Completo: CARVALHO, MILTON DE SOUSA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
CARVALHO, MÍLTON DE SOUSA

CARVALHO, Mílton de Sousa

*const. 1934.

Mílton de Sousa Carvalho nasceu em Ipu (CE) no dia 30 de agosto de 1885, filho de José Cândido de Sousa Carvalho e de Arminda de Sousa Carvalho.

Fez os primeiros estudos no Colégio Arruda, em Sobral (CE), concluindo o secundário em Fortaleza, onde, ainda jovem, se dedicou ao comércio.

Transferindo-se em 1915 para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, aí prosseguiu suas atividades de comerciante. Dirigiu três das mais importantes lojas de tecidos e roupas da capital federal, todas com filiais em São Paulo — A Capital das Sedas, A Capital e a Nova Iorque — e, após a Revolução de 1930 e a oficialização dos sindicatos de classe em 1932, fundou com outros companheiros do ramo o Sindicato dos Lojistas, sendo eleito seu primeiro presidente.

Em julho de 1933 elegeu-se deputado classista à Assembléia Nacional Constituinte como representante profissional das classes patronais. Assumiu o mandato em novembro do mesmo ano e, durante os trabalhos constituintes, dedicou-se especialmente ao capítulo “Ordem Econômica e Social”, no qual incluiu, além de outras, uma emenda regulamentando a propriedade comercial e a extinção das “luvas” nos contratos de locação e compra de imóveis. Antecipando a vigência dessa norma constitucional, o presidente Getúlio Vargas baixou o Decreto nº 24.150, que regulava a questão.

Após a promulgação da nova Carta (16/7/1934) e a eleição do presidente da República, teve seu mandato prorrogado até maio de 1935, quando deixou a Câmara.

Membro da Associação Comercial e da Liga do Comércio do Rio de Janeiro, entidades de classe que dirigiu por diversas vezes, foi também presidente de duas companhias imobiliárias na capital federal.

Casou-se com Carmelita de Sousa Carvalho.

FONTES: ALBUQUERQUE, J. Cearenses no Rio e em SP; CÂM. DEP. Deputados; GODINHO, V. Constituintes; SANTOS, J. Cearense.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados