CASSEB, Cassio

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CASSEB, Cassio
Nome Completo: CASSEB, Cassio

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
COLIN, OSVALDO

CASSEB, Cássio

*pres. Bco Bras. 2003-2004.

 

Cássio Casseb nasceu em São Paulo no dia 8 de agosto de 1955.

Graduou-se em engenharia de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1978.

Iniciou sua trajetória profissional em 1976, no Banco de Boston, onde atuou por três anos na área de Leasing e Crédito. Em 1979 transferiu-se para o Banco Francês & Brasileiro (Credit Lyonnais), onde trabalhou nove anos como Account Officer, depois como diretor financeiro no Brasil e diretor comercial para a Região Noroeste. Deixou o Credit Lyonnais para trabalhar no Banco Mantrust SRL (joint-venture do Manufacturers Hannover), no qual permaneceu por quatro anos como vice-presidente financeiro e, depois, como vice-presidente executivo. Em 1993, transferiu-se para o Citibank, como  vice-presidente financeiro e responsável pelas áreas de desenvolvimento de produtos e de derivativos, incluindo o relacionamento com o Banco Central do Brasil. Foi também membro da Associação Nacional do Mercado Financeiro (Andima) e do Instituto Brasileiro de Ciência Bancária (IBCB).

Em março de 1997, assumiu a presidência da Credicard S.A., a maior emissora e administradora de cartões de crédito do país, pertencente ao Citibank, Itaú e Unibanco. Foi também membro da Mastercard para a região da América Latina & Caribe e do comitê corporativo do Citigroup Brazil Board. Em maio de 1999, incumbiu-se da direção do Grupo Steinbruch formado pelas empresas Vicunha Têxtil, Fibra Dupont, Fibrasil, Companhia Siderúrgica Nacional, Vale do Rio Doce, Maxitel, Banco Fibra, entre outras empresas. Sua missão, junto com outros acionistas, foi de redefinir o foco e a estratégia industrial do grupo, para avançar no processo de profissionalização da empresa. Foi membro do conselho de administração da Vicunha, do Banco Fibra e da Solpart (Brasil Telecom), como Advisor da Telecom Itália no Brasil.

Em janeiro de 2003 foi convidado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (2003- ) para presidir o Banco do Brasil (BB). Empossado no dia 29 desse mês, passou a exercer também a vice-presidência do conselho de administração do BB. Deixou a presidência do banco em 2004, sendo substituído por Rossano Maranhão.

Em janeiro de 2006 assumiu o cargo de presidente do Grupo Pão de Açúcar, função em que permaneceu até dezembro de 2007. Em junho de 2009 foi contratado pela Morgan Stanley no Brasil. Além de suas ocupações no banco, participou ainda dos conselhos da Sadia e das lojas Marisa, no Brasil, e da Coca-Cola.

 

Fabrício Augusto Souza Gomes

 

FONTES: Arquivo Histórico do Banco do Brasil / Secretaria da Presidência do Banco do Brasil.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados