Rodrigo Batista de Castro

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CASTRO, Rodrigo
Nome Completo: Rodrigo Batista de Castro

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
ABI-ACKEL, IBRAHIM

CASTRO, Rodrigo

*dep. fed. MG 2007-

 

Rodrigo Batista de Castro nasceu em Viçosa (MG) no dia 15 de julho de 1971, filho de Danilo de Castro e de Neide Batista de Castro. Seu pai foi deputado federal de 1995 a 2007.

Estudou em escolas particulares em Juiz de Fora (MG) e Belo Horizonte, e no Colégio Marista de São Luís, no Maranhão, onde concluiu o segundo grau em 1988. Graduou-se em administração de empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1995, e fez pós-graduação em gestão estratégica na mesma universidade em 1996. Em 1997 formou-se em direito pela Universidade Católica de Minas Gerais.

Em 2000 filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Iniciou a carreira política como assessor de seu pai, Daniel de Castro, quando este assumiu a Secretaria de Governo de Minas Gerais durante o primeiro governo de Aécio Neves, do PSDB (2003-2007). Também nessa gestão foi chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento e Gestão e, nessa função, junto com o vice-governador, professor Antônio Anastásia, foi um dos promotores do programa Choque de Gestão, criado para estimular o desenvolvimento do estado depois da crise econômica de 1999, quando o então governador Itamar Franco, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), decretou a moratória do estado.

Disputou um cargo eletivo pela primeira vez nas eleições de outubro de 2006, quando concorreu à Câmara dos Deputados na legenda do PSDB em coligação com o Partido Progressista (PP), o Partido Liberal (PL), o Partido da Frente Liberal (PFL) e o Partido dos Aposentados da Nação (PAN). Obteve mais de 294 mil votos e foi eleito deputado federal. Também nesse ano concluiu mestrado em gestão estratégica das organizações no Centro de Gestão Empreendedora (FEAD), em Belo Horizonte.

Iniciou o mandato em fevereiro de 2007 e foi indicado vice-líder do PSDB. Integrou a Comissão de Defesa do Consumidor, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, e a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Foi também suplente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Comissão de Finanças e Tributação, e da Comissão de Minas e Energia. Em setembro de 2007 votou contra a prorrogação até 2011 da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), criada em 1996 como fonte suplementar de recursos para a área da saúde.

Em 2009 criou o “Portal Brasil tem jeito”, no qual reuniu informações como  projetos, demandas e carências de recursos.

Nas eleições de 2010 foi reeleito deputado federal, com 271.306 votos, sendo o candidato mais votado do estado. Nesta legislatura, integrou as Comissões de Direitos Humanos e Minorias, de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Minas e Energia.

Em 2012, passou a ser apresentador de um programa da TV Alterosa, afiliada do SBT m Minas Gerais.

 

 

FONTES: Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br>. Acesso em 18/10/2013; Portal da Folha de São Paulo. Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>; Portal pessoal de Rodrigo de Castro. Disponível em: <http://rodrigodecastro.com>. Acesso em 18/10/2013.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados