João Vicente de Macedo Claudino

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CLAUDINO, João Vicente
Nome Completo: João Vicente de Macedo Claudino

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

CLAUDINO, João Vicente

*sen. PI 2007-


 

João Vicente de Macedo Claudino nasceu em Cajazeiras (PB) no dia 9 de fevereiro de 1963, filho de João Claudino Fernandes e Maria do Socorro de Macêdo Claudino.

Formou-se em economia na Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Empresário, trabalhou no Grupo Claudino, pertencente à sua família. Iniciou sua vida política em 1995 quando aceitou o convite do governador Mão Santa, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), e tornou-se secretário da Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Turismo do Piauí e membro do Conselho de Administração do Banco do Estado do Piauí S.A. (BEP), cargos que ocupou até 1997. Em 1997, filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e assumiu a presidência da Associação Industrial do Piauí (AIP), função que exerceu até 2000 quando também desfiliou-se do PSDB. Em 2001 ingressou na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e no ano seguinte assumiu uma diretoria da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Piauí (FCDL-PI), em permaneceu até 2004.

No pleito de outubro de 2006 concorreu a senador pelo estado do Piauí na legenda do PTB. Obteve65,44% dos votos válidos, tendo sido o mais votado na história das eleições para o Senado no Piauí. Empossado em fevereiro de 2007, integrou como titular a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, a Comissão de Assuntos Econômicos.

Reelegeu-se senador no pleito de 2010, pelo PTB, e foi o primeiro vice-líder do partido entre 2011 e 2013. Atuou como titular nas Comissões de Educação, Cultura e Esporte, de Assuntos Econômicos, de Assuntos Sociais, da Comissão Mista do Orçamento e da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas. Em 2011, participou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para averiguar irregularidades no Escritório Central de Arrecadação (ECAD).

Foi também diretor Superintendente da SOCIMOL - Indústria de Colchões e Móveis Ltda, diretor Comercial da Claudino S.A. Lojas de Departamentos, segundo Vice-Presidente do Conselho de Administração da Construtora Sucesso S.A., diretor Comercial da COLON - Cia. de Equipamentos Rodoviários.

Casou-se com Joselene Carlos Santana Pereira Claudino, com quem teve cinco filhos.

 

Carolina Gonçalves

 

FONTES: Portal Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Disponível em: <http://www.alepi.pi.gov.br>; Portal do Senado Federal. Disponível em: <http://www12.senado.leg.br/hpsenado>. Acesso em 28/10/2013; Portal do Tribunal Superior Eleitoral. Disponível em: <http://www.tse.jus.br>.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados