CLEVERSON MARINHO TEIXEIRA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: TEIXEIRA, Cleverson
Nome Completo: CLEVERSON MARINHO TEIXEIRA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
*dep

TEIXEIRA, Cleverson

*dep. fed. PR 1975-1979.

 

Cleverson Marinho Teixeira nasceu em Paranaguá (PR) no dia 8 de novembro de 1939, filho de José Alves Teixeira e de Arsênia Marinho Teixeira.

Em 1962 bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná.

No ano seguinte concluiu o curso da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), em Curitiba.

Chefe do gabinete da presidência do Banco do Estado do Paraná (Banestado) em 1973, desse ano a 1974 fez alguns cursos de administração. Ainda em 1974 chefiou a assessoria de planejamento e controle global do conglomerado Banestado.

Iniciou sua carreira política elegendo-se deputado federal pelo Paraná em novembro de 1974, na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao regime militar vigente no país desde abril de 1964. Assumindo sua cadeira em fevereiro do ano seguinte, tornou-se membro da Comissão de Constituição e Justiça e suplente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Câmara.

No pleito de novembro de 1978, sempre na legenda da Arena, recandidatou-se a deputado federal por seu estado, mas alcançou apenas uma suplência, deixando a Câmara em janeiro do ano seguinte. Com a extinção do bipartidarismo em 29 de novembro de 1979 e a conseqüente reformulação partidária, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS).

Ainda em 1979, tornou-se superintendente do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), no Paraná, permanecendo no cargo até 1982. Em novembro de 1982, voltou a se candidatar a deputado federal pelo Paraná na legenda do PDS, obtendo novamente uma suplência.

Superintendente do Centro de Desenvolvimento Industrial do Paraná, entidade voltada para a captação de recursos e gerência de programas especiais de desenvolvimento econômico, nos anos de 1986 e 1987, foi membro do Conselho Municipal de Contribuintes, como representante da Associação Comercial do Paraná entre 1992 e 1995. Neste último ano, tornou-se presidente do Instituto Liberal do Paraná, ocupando esse cargo até 1998.

Coordenador do escritório jurídico Cleverson Teixeira, foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e membro da Comissão Especial do Código Civil. Tornou-se membro do Conselho Estadual do Trabalho (1995-1999), do Conselho Paranaense da Livre Iniciativa, do Instituto dos Advogados do Paraná, entre outras entidades.

Nos anos seguintes Cleverson dedicou-se primordialmente à administração de seu escritório de advocacia em Curitiba, embora continuasse atuando em diversas entidades. Foi vice-presidente e, posteriormente, presidente da Câmara de Arbitragem da Associação Comercial do Paraná (ARBITAC) entre 1996 e 2008, presidente da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) do Paraná, e também continuou prestando assessoria jurídica para algumas das principais associações empresariais do estado, tais como a Associação Comercial do Paraná, a Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Em setembro de 2009 foi eleito vice-presidente do Movimento Pró-Paraná, criado em 2001 pelo jornalista Francisco Cunha Pereira com o objetivo de desenvolver a identidade cultural do Paraná e promover seu desenvolvimento integrado com a União e os demais estados brasileiros

Casou-se com Berenice Sousa Teixeira, com quem teve cinco filhos.

Publicou diversos trabalhos técnicos na área jurídica, dentre os quais: Manual de orientação para o empresário sobre o Código de Defesa do Consumidor e Comentários ao Código dos Direitos do Contribuinte do Paraná (publicado pelo jornal Indústria & Comércio, com apoio do Sistema FECOMÉRCIO/PR, SESC e SENAC).

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1975-1979); INF. BIOG.; NÉRI, S. 16; Jornal do Estado (05/12/08); http://www.cleversonteixeira.adv.br/ (acesso em: 19/12/09); http://www.arbitac.com.br/ (acesso em: 19/12/09); http://www.parana-online.com.br/ (último acesso em: 12/12/2009).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados