COLA, Camilo

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: COLA, Camilo
Nome Completo: COLA, Camilo

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
COLA, Camilo

COLA, Camilo

*dep. fed. ES 2007-

 

Camilo Cola nasceu em Conceição do Castelo (ES), em 26 de julho de 1923, filho de Pedro Cola e de Hermínia Piovesan.

Filho de imigrantes italianos de origem pobre, Camilo Cola cursou as quatro primeiras séries do ensino fundamental, na Escola Pindobas Singular. Trabalhou como agricultor e lavador de carros, e em 1944 foi enviado com a Força Expedicionária Brasileira para combater na Itália durante a II Guerra Mundial. Quando retornou da Europa, utilizou uma linha especial de créditos para ex-combatentes para comprar o primeiro caminhão, que seria o princípio de sua empresa de transportes, a Viação Itapemirim S.A. Estabeleceu posição de destaque no setor de transportes, fundando e dirigindo outras empresas atuantes na área: Flecha S.A - Turismo Comércio e Indústria; Samadisa - São Mateus Diesel Serviços e Autos LTDA; Ercisa - Estação Rodoviária Cachoeira do Itapemirim S.A; Tecnobus Serviços Com. e Ind. LTDA. Foi ainda fundador e administrador de outras empresas, como a Conpasso - Construções e Participações Sociais LTDA; Itabira Administradora e Corretora de Seguros LTDA; Cola Representações Ind. e Com. Ltda; Massad Cola Repreendimentos e Participações LTDA; Massad Cola Marketing e Comunicação LTDA; Cola Comercial e Distribuidora LTDA; Gráfica e Editora Itabira LTDA; Itapemirim Turismo Agência de Viajens e Despachos LTDA; Complexo Agroindustrial Pindobras LTDA; Imobiliária Bianca Ltda; Itampemirim Informática LTDA; Marbrasa Mámores e Granitos do Brasil LTDA.

Filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido de sustentação do regime militar instaurado, em 1965.

Foi sócio fundador da Associação Comunitária do Espírito Santo (ACES), sendo presidente do conselho diretor da entidade no período 1984-1985, e vice-presidente, de 1984 a 2006. Assumiu a presidência da Confederação Nacional de Transportes Terrestres no período 1987-1990.

 Em 1980, após a extinção do bipartidarismo, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS), sigla que substituiu a da Arena, e, finalmente transferiu-se para o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 1986.

Obteve seu primeiro cargo eletivo em 2006, ao eleger-se deputado federal pelo Espírito Santo, na legenda do PMDB. Assumiu o mandato em 1º de fevereiro de 2007, e nessa legislatura, participou, como titular da Comissão de Viação e Transportes.

Publicou a autobiografia A Estrada da Vida em 1998 pela Editora Jose Olympio.

Casou-se com Ignez Massad Cola, com quem teve dois filhos.

 

FONTE: Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em : <http://www2.camara. gov.br/internet/deputados/biodeputado/index.html?nome=CAMILO+COLA&leg=53>.

  

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados