CORDEIRO, Ildefonço

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CORDEIRO, Ildefonço
Nome Completo: CORDEIRO, Ildefonço

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

CORDEIRO, Ildefonço

*dep. fed. AC 1999-2002.

 

            Ildefonço Rodrigues Cordeiro nasceu em Cruzeiro do Sul (AC) no dia 20 de dezembro de 1945, filho de Rodrigues Mota e de Francisca Rodrigues Pereira.

Tornou-se proprietário do grupo empresarial Ildefonço, em Rio Branco, que abrangia empresas de navegação, postos de gasolina, distribuidoras de gás e estaleiro.

Em 1997 filiou-se ao Partido da Frente Liberal (PFL) e em 1998 tornou-se delegado do diretório regional do partido. Nesse mesmo ano elegeu-se deputado federal pelo Acre na legenda do PFL, e em fevereiro de 1999 tomou posse. Durante a legislatura foi membro titular, entre outras, das comissões de Legislação Participativa, de Minas e Energia, e de Viação e Transportes. Participou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Fundação Nacional do Índio (Funai), instalada para investigar a atuação desse órgão na elaboração de critérios para a demarcação de terras indígenas, de requisitos para a admissão de antropólogos e outros profissionais específicos, sua relação com outros órgãos públicos e com organizações não governamentais (ONGs), e a aplicação dos seus recursos. Foi membro ainda da CPI da Crise no Setor Produtivo da Borracha, destinada a investigar a crise e os reflexos da política governamental no setor. Em 2001, deixou o PFL e filiou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Em 2002 candidatou-se à reeleição na legenda do PSDB, mas não chegou a concorrer às eleições de outubro, pois faleceu 30 de agosto na cidade de Rio Branco, após um acidente de avião.

Casou-se duas vezes. Ilderley Sousa Rodrigues Cordeiro, filho do seu casamento com Arlete Soares Sousa, foi eleito deputado federal pelo estado do Acre, na legenda do Partido Popular Socialista (PPS), para a legislatura de 2007 a 2011.

 

FONTES: Folha de S.Paulo (online) 30 ago. 2002. Disponível em: <http://www1. folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u58099.shtml>. Acesso em: 2 dez. 2009; Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br/internet/ deputados/biodeputado/index.html?nome=ILDERLEI+CORDEIRO&leg=53>. Acesso em: 2 dez. 2009.

 

 

 

 

 

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados