CORI PORTO FERNANDES

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: FERNANDES, Cori
Nome Completo: CORI PORTO FERNANDES

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
FERNANDES, CORI

FERNANDES, Cori

*dep. fed. SP 1955-1959.

Cori Porto Fernandes nasceu em Pinhal, então Espírito Santo do Pinhal (SP), no dia 14 de setembro de 1921, filho de João Plínio Fernandes e de Nair Porto Fernandes.

Iniciou seus estudos no Ginásio Estadual de Pinhal, transferindo-se então para a capital paulista, onde concluiu o curso secundário no Liceu Nacional Rio Branco. Ingressou depois na Faculdade de Direito de São Paulo, pela qual se bacharelou em 1946, cursando ainda a Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Acadêmico de direito, foi um dos signatários do Manifesto à nação do Centro Acadêmico XI de Agosto, que em 1943 afirmava a posição contrária ao Estado Novo dos estudantes paulistas.

Foi um dos fundadores da Esquerda Democrática em 1945, e em 1947, com a transformação dessa agremiação no Partido Socialista Brasileiro (PSB), tornou-se membro de sua comissão estadual.

Em outubro de 1954, elegeu-se deputado federal por São Paulo na legenda do PSB, assumindo o mandato na Câmara em fevereiro do ano seguinte. Em maio de 1955, participou da reunião na casa de Etelvino Lins da qual resultou o lançamento da candidatura de Juarez Távora à presidência da República na legenda do Partido Democrata Cristão (PDC).

Em fins de novembro desse ano, quando Café Filho tentou retornar à presidência da República que deixara dias antes, afastado pelo Movimento do 11 de Novembro, foi um dos parlamentares que votaram contra seu impedimento pelo Congresso, sendo entretanto derrotado.

Candidato à reeleição em outubro de 1958, na legenda da Aliança Popular Nacionalista, composta pelo PSB e o Partido Trabalhista Nacional (PTN), obteve apenas uma suplência. Deixou a Câmara ao final de seu primeiro mandato (31/1/1959), a ela não mais retornando.

Afastado da vida pública, passou a dedicar-se a atividades empresariais.

Viúvo, Cori vivia na cidade do Rio de Janeiro em fevereiro de 2000.

FONTES: CAFÉ FILHO, J. Sindicato; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Deputados federais. Inventário; CÂM. DEP. Relação dos dep.; COSTA, M. Cronologia; Eleitos; INF. Célio Porto Fernandes; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (3 e 4).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados