COSTA, Laerte Teixeira da

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: COSTA, Laerte Teixeira da
Nome Completo: COSTA, Laerte Teixeira da

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
COLIN, OSVALDO

COSTA, Laerte teixeira da

*pres. CAT 1995-2007.

 

Laerte Teixeira da Costa nasceu em José Bonifácio (SP) em 25 de abril de 1945, filho de Sebastião Teixeira da Costa e de Olívia Domingues Costa.

Fez o ginásio comercial e depois o curso técnico de contabilidade no Senac, formando-se em contador. Posteriormente graduou-se em economia e direito. Presidiu o diretório acadêmico, na ocasião em que fez a faculdade de economia.

Começou a trabalhar aos 14 anos de idade nas Indústrias Matarazzo, em São José do Rio Preto (SP),  e mais tarde no Banco Comind e no Banco Grupo Comércio e Indústria, onde  começou sua trajetória sindical. Inicialmente militou no Sindicato dos Bancários de São José do Rio Preto, mas ao sair do banco, foi trabalhar como contador em uma agência de automóveis. Foi também diretor suplente do Sindicato dos Comerciários de São José do Rio Preto, então presidido por Paulo Lucania.

Em 1965 foi convidado a fazer, em São Paulo, o curso do Instituto Cultural do Trabalho, antigo ICT. O curso ministrado por professores da Universidade de São Paulo (USP) teve a duração de três meses. Elegeu-se vereador em São José do Rio Preto em 1976 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), reelegendo-se por mais de 20 anos.

Chefiou a secretaria do Trabalho no governo de Franco Montoro (1983-1987), onde promoveu o revigoramento dos sindicatos locais e também a constituição de novas entidades em categorias que não tinham sindicatos como, por exemplo, o sindicato na área da indústria de confecção. Em 1995 tornou-se presidente da Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT) que, em 2007, foi extinta, ao ser fundida à Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), à Social Democracia Sindical (SDS) e a vários grupos independentes de sindicatos, formando a União Geral dos Trabalhadores (UGT), na qual ocupou uma vice-presidência.

 Casou-se com Regina Costa, com quem teve dois filhos.

 

Fabrício Augusto Souza Gomes

FONTES: Portal DIEESE. Disponível em: <http://memoria.dieese.org.br>. Acesso em 11/11/2009; Folha on line. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br>. Acesso em 11/11/2009; Portal UGT. Disponível em: <http://www.ugt.org.br>. Acesso em 11/11/2009.

 



Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados