COUTO, Luís

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: COUTO, Luís
Nome Completo: COUTO, Luís

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
Biografia

COUTO, Luís

* religioso; dep. fed. PB 2003-

 

Luís Albuquerque Couto nasceu em Soledade (PB) no dia 13 de fevereiro de 1945, filho de Antônio Joaquim de Couto e de Elisa Leopoldina de Albuquerque.

Estudou no Seminário Regional do Nordeste, em Recife, e formou-se em filosofia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo atuado como monitor de psicologia e professor da cadeira de metodologia da ciência. Foi subchefe do departamento de filosofia da universidade entre 1970 e 1975, e em 1976 cursou teologia no Instituto de Teologia do Recife. Ordenado padre em 19 de dezembro desse ano, trabalhou em diversas paróquias da capital e em cidades do interior da Paraíba. Em 1978 tornou-se sócio fundador e diretor da Associação dos Docentes da UFPB. Em 1984 foi chefe de gabinete da reitoria e no ano seguinte assumiu a chefia do departamento de filosofia e tornou-se membro do conselho universitário. Em 1989, foi designado diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHL) da UFPB.

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1985, e participou do diretório municipal e estadual do partido. Em 1994 elegeu-se deputado estadual. Assumindo o mandato em 1995, foi vice-líder (1995) e líder do PT (1996-1997), e integrou os conselhos Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente e de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão. Reeleito em 1998, foi vice-líder do bloco PT/Partido Verde (PV).

Em 2002 passou a integrar o conselho social consultivo da UFPB e, em outubro, elegeu-se deputado federal pela Paraíba na legenda do PT. Empossado em fevereiro de 2003, foi vice-líder do partido e, nas votações constitucionais encaminhadas pelo governo Luís Inácio Lula da Silva, votou a favor da reforma da previdência e da reforma tributária. Reelegeu-se em outubro de 2006, iniciando novo mandato em fevereiro seguinte. Nessas legislaturas foi presidente e primeiro-vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, integrou as comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Constituição e Justiça e de Cidadania, e de Direitos Humanos, e foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Extermínio no Nordeste.

Exerceu diversos cargos na Arquidiocese da Paraíba, foi coordenador da Pastoral da Juventude e da Pastoral da Juventude do Meio Popular, membro da Coordenação Pastoral, do Conselho Pastoral, coordenador do Instituto de Desenvolvimento, membro da Coordenação do Centro de Defesa dos Direitos Humanos e da Coordenação da Pastoral Operária, assessor em nível Diocesano e Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da Pastoral Operária, da Comissão Pastoral da Terra, do Movimento de Evangelização Rural, do Movimento de Promoção da Mulher e do Movimento de Crianças e Adolescentes. Ocupou também vários cargos na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

FONTES: Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em : <http://www2.camara. gov.br>. Acesso em : 10 out. 2009; Portal DIAP. Disponível em : <http://www.diap. org.br>. Acesso em : 10 out. 2009.

 

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados