DELEY

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: DELEY
Nome Completo: DELEY

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
ALENCAR, Chico

DELEY

* dep. fed. RJ 2003-

 

Wanderley Alves de Oliveira nasceu em Volta Redonda (RJ) no dia 28 de agosto de 1959, filho de Sebastião Alves de Oliveira e de Conceição de Maria Ferreira de Oliveira.

Iniciou sua carreira de atleta profissional de futebol no Fluminense Futebol Clube em 1976, e ganhou notoriedade com o apelido de Deley. Até 1992, quando encerrou sua carreira de jogador, atuou em vários clubes do Rio, São Paulo e Portugal. Foi gerente de futebol do Volta Redonda Futebol Clube de 1993 a 1994 e, ainda em 1994, foi técnico do Fluminense.

Em 1992 iniciou sua militância política ao se filiar ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em janeiro de 1997, a convite do então prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer do município. Em 2002 graduou-se em administração esportiva na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Nesse mesmo ano deixou a secretaria, filiou-se ao Partido Verde (PV) e, em outubro, candidatou-se a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Rio de Janeiro na legenda do PV. Eleito, assumiu o mandato em fevereiro de 2003 e tornou-se membro da Comissão de Turismo e Desporto. Ainda em 2003, foi um dos formuladores e articulador da aprovação do Estatuto do Torcedor. Nas votações constitucionais propostas pelo governo Luís Inácio Lula da Silva, votou a favor da reforma da previdência e ausentou-se na sessão que aprovou a reforma tributária. Vice-líder do partido de 2004 a 2005, ingressou no início desse último ano no PMDB, agremiação a que permaneceu vinculado por apenas alguns meses até filiar-se ao Partido Social Cristão (PSC).

Reelegeu-se deputado federal pelo Rio de Janeiro na legenda do PSC em outubro de 2006. Iniciou novo mandato em fevereiro de 2007 e passou a integrar a Comissão de Turismo e Desporto.

               

FONTES: PEC n.40/2003; PEC n.41/2003; Portal Americo.usal.es. Disponível em: <http://americo.usal.es/vir/Elites/curriculums>; Portal Clipping do Ministério do Planejamento/Economia. Disponível em: <http://clippingmp.planejamento.gov.br>; Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://www2.camara.gov.br/deputados>; Portal do dep. fed. Deley. Disponível em: <http://www.deley.com.br>; Portal do TSE. Disponível em: <http://www.tse.gov.br>; Portal Políticos & Políticas. Disponível em: <http://politicos.br101.org/deley.html>; Site Terceiro Tempo. Disponível em: <http://desenvolvimento.miltonneves.com.br>. 

 

FONTES:

http://www2.camara.gov.br/deputados; http://www.tse.gov.br; http://www.deley.com.br;

http://politicos.br101.org/deley.html; http://clipping.planejamento.gov.br;

http://desenvolvimento.miltonneves.com.br; http://americo.usal.es/oir/Elites/curriculums; http://www.diap.org.br/images/stories/files/284.TXT ; http://www.diap.org.br/images/stories/files/437.txt

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados