DEMERVAL LOBAO VERAS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LOBÃO, Demerval
Nome Completo: DEMERVAL LOBAO VERAS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LOBÃO, DERMEVAL

LOBÃO, Demerval

*dep. fed. PI 1951-1955.

 

Demerval Lobão Veras nasceu em Campo Maior (PI) no dia 17 de fevereiro de 1915, filho de Pergentino Lobão Veras e de Lina Fortes Lobão.

Cursou o Ginásio Municipal de São Francisco de Sales e o Liceu Piauiense, ambos em Teresina. Transferindo-se para São Luís, em 1936 bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito do Maranhão.

Retornando a seu estado natal, passou a exercer a advocacia e tornou-se ainda inspetor do ensino secundário, diretor do Liceu Piauiense e diretor-geral do Departamento Estadual da Fazenda. Iniciou-se na política concorrendo ao pleito de dezembro de 1945 para a Assembléia Nacional Constituinte na legenda da União Democrática Nacional (UDN). Obtendo apenas uma suplência, não exerceu mandato. Em 1946 assumiu o cargo de juiz do Tribunal de Contas do Piauí e em 1949 foi designado delegado regional do Serviço Nacional de Recenseamento.

No pleito de outubro de 1950 elegeu-se deputado federal pelo Piauí na legenda da UDN, tomando assento na Câmara em fevereiro do ano seguinte. Em outubro de 1954 tentou a reeleição na legenda da Coligação Democrática Trabalhista, formada pelo Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), mas obteve apenas uma suplência. Em janeiro de 1955 deixou a Câmara dos Deputados, não voltando a exercer mandato.

Foi membro do Instituto dos Advogados Piauienses e da Associação Piauiense de Imprensa.

Faleceu em Teresina no dia 4 de setembro de 1958, vitimado por desastre aéreo juntamente com o deputado federal Marcos Parente, quando realizava sua campanha eleitoral para o governo do estado na legenda da UDN.

 

 

FONTES: CÂM. DEP. Anais (1958/16); CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; CISNEIROS, A. Parlamentares.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados