DIAS, CESAR

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: DIAS, César
Nome Completo: DIAS, CESAR

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
DIAS, CÉSAR

DIAS, César

*sen. RR 1991-1995.

César Dias nasceu em Anápolis (GO) no dia 9 de dezembro de 1948, filho de Basílio Dias da Silva e de Laurinda Cândida de Sousa.

Após se formar em medicina pela Universidade Federal de Goiás, transferiu-se para Roraima, iniciando sua carreira profissional como médico do Pronto-Socorro Municipal de Boa Vista. Posteriormente, foi diretor de Assistência Médica, médico-legista, diretor clínico do Hospital das Clínicas de Boa Vista, diretor clínico e sócio-proprietário da Prontoclínica Ltda.

Dedicou-se também à política, elegendo-se, no pleito de novembro de 1985, vereador à Câmara Municipal de Boa Vista. Assumiu o mandato em fevereiro de 1986, tendo ocupado também, durante o período legislativo, encerrado em janeiro de 1990, o cargo de secretário de Saúde daquele município.

Nas eleições de outubro desse ano, foi lançado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) candidato a senador por Roraima, que passaria a ter direito a três vagas no Senado Federal, pelo fato de se tornar estado a partir da posse de seu primeiro governador, eleito diretamente neste pleito. Das três vagas, o candidato com o maior número de votos teria um mandato de oito anos. Como não foi o senador mais votado, César Dias elegeu-se para um mandato de apenas quatro anos, de fevereiro de 1991 a janeiro de 1995, quando deixou o Senado. Desde então, afastou-se da visa pública e não concorreu a cargo eletivo nas eleições seguintes.

Casou-se com Nuzia Figueiredo Dias, com quem teve três filhos.

FONTE: SENADO. Dados biográficos (1991-1999).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados