ERNESTO MIRANDA SABOIA DE ALBUQUERQUE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SABÓIA, Ernesto
Nome Completo: ERNESTO MIRANDA SABOIA DE ALBUQUERQUE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SABÓIA, ERNESTO

SABÓIA, Ernesto

*dep. fed. CE 1955-1959.

 

Ernesto Miranda Sabóia de Albuquerque nasceu em Sobral (CE) no dia 23 de junho de 1906, filho de José Sabóia de Albuquerque e de Maria Soledade Albuquerque.

Cursou a Faculdade de Direito de Recife e formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro em 1943.

Iniciou sua carreira política elegendo-se deputado federal pelo Ceará em outubro de 1954 na legenda das Oposições Coligadas, que reuniam a União Democrática Nacional (UDN), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Republicano (PR). Assumiu sua cadeira em fevereiro de 1955, ocupando a vice-presidência da Comissão de Economia da Câmara dos Deputados ao longo de 1958. No pleito de outubro deste mesmo ano, tornou a candidatar-se a deputado, dessa vez na legenda da Coligação Democrática, que reunia a UDN, o Partido Social Progressista (PSP), o Partido de Representação Popular (PRP), o PR e o Partido Trabalhista Nacional (PTN). Alcançando a segunda suplência, encerrou seu primeiro mandato em janeiro de 1959, mas retornou à Câmara dos Deputados nos meses de outubro e novembro desse ano.

Em abril de 1961, assumiu o cargo de diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE). No ano de 1964, foi membro do conselho consultivo do Banco do Nordeste. Deixou a direção do BNDE em abril de 1965.

Posteriormente, integrou o conselho jurídico da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Aposentou-se como advogado da CNI em 1983.

Industrial dos ramos têxtil e de óleos vegetais, atuou também como exportador.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 8 de abril de 1994.

Era casado com Fernandina de Amorim Pereira da Silva, com quem teve quatro filhos.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados federais. Inventário; CÂM. DEP. Relação dos dep.; GIRÃO, R. Ceará; INF. Ticiana Sabóia de Albuquerque; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (3 e 4).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados