FERREIRA, Manuel

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: FERREIRA, Manuel
Nome Completo: FERREIRA, Manuel

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

FERREIRA, Pastor Manuel

*dep. fed. RJ 2007-

 

Manuel Ferreira nasceu em Arapiraca (AL) no dia 30 de maio de 1932, filho de Pedro Ferreira da Silva e de Otília Francisca Ferreira.

Realizou os estudos primários na cidade de Cafelância (SP) e cursou o ensino médio na cidade de Lins (SP), quando servia às forças armadas. Graduou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo. Radicado no Rio de Janeiro em 1960, tornou-se ministro da Assembléia de Deus e, posteriormente, presidente vitalício da Convenção Nacional das Assembléias de Deus no Brasil - Ministério de Madureira (Conamad).

Em 2001 filiou-se ao Partido Progressista (PP) e iniciou sua militância política. No pleito de outubro de 2002, candidatou-se ao Senado Federal pelo estado do Rio de Janeiro na legenda do PP, mas não foi eleito. Dois anos mais tarde, nas eleições municipais de outubro de 2004, concorreu à prefeitura do Rio como candidato a vice na chapa de Luiz Paulo Conde, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que terminou atrás de Cesar Maia e Marcelo Crivella. Em 2005, deixou o PP e ingressou no Partido Democrático Trabalhista (PDT), onde permaneceu por pouco tempo. No mesmo ano, filiou-se ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

 No pleito de outubro de 2006, elegeu-se deputado federal pelo Rio de Janeiro na legenda petebista. Assumiu o mandato em fevereiro seguinte e passou a exercer a vice-liderança do partido. Durante a legislatura foi membro titular da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (2007-2009) e da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (2008-2009). Em fevereiro de 2008 foi indicado pelo Itamaraty ao Prêmio Nobel da Paz daquele ano pelos trabalhos sociais que desenvolveu na Rússia por meio da Igreja Assembléia de Deus. Pela candidatura, recebeu em junho do mesmo ano o apoio dos 81 senadores da República.

Casou-se com Irene da Silva Ferreira, com quem teve cinco filhos.

Publicou três livros: Não apagueis o Espírito Santo, Reflexões e desafios para o novo milênio e Cidadania com os pés no chão.

 

FONTES: CAMARGO, P. Bispo Manoel Ferreira; CONAMAD; Folha de S. Paulo (10/2/07; 20/4, 1/6 e 17/7/08); Jornal Pequeno (online); PASTOR; Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/internet/deputado>; SENADORES.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados