FONTANA, Paulo Sérgio de Noronha

COLIN, OSVALDO

FONTANA, Paulo Sérgio de Noronha

*superint. Sudene 2008 -

Paulo Sérgio de Noronha Fontana nasceu em Belém em 1954.

Mudou-se com a família para Salvador, quando tinha cinco anos de idade. Graduou-se em engenharia civil na Universidade Federal da Bahia (UFBA), fez mestrado em administração pública, com ênfase em administração financeira, na Krannert School, em Indiana (EUA), e em planejamento de transporte na Purdue University, também em Indiana. Especializou-se em sinalização metroviária, em Paris.

Foi diretor-técnico de desenvolvimento urbano e articulação municipal na Secretaria Estadual de Planejamento da Bahia e diretor do Departamento de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Também exerceu os cargos de secretário de Serviços Públicos da cidade de Feira de Santana (BA) e a chefia de gabinete do Consórcio Rodoviário Intermunicipal. Foi diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), além de presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, onde  realizou uma série de reformulações na empresa.

Assumiu a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), extinta em 2001 e recriada em 2007, em 12 de fevereiro de 2008, com o desafio de retomar suas propostas iniciais defendidas pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva.

Fabrício Augusto Souza Gomes

FONTES: Ministério da Integração Nacional / Sudene