Armínio Fraga Neto

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: FRAGA, Armínio
Nome Completo: Armínio Fraga Neto

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

FRAGA, Armínio

*pres. Bco Central 1999-2003

 

Armínio Fraga Neto nasceu no Rio de Janeiro no dia 20 de julho de 1957, filho de Sílvio Fraga e Margaret Breslin, de nacionalidade norte-americana.

Estudou no Colégio Santo Inácio e, contrariando a tradição familiar, escolheu seguir carreira na economia ao invés da medicina. Graduou-se em economia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), onde também concluiria o mestrado em 1981. Nesse período foi aluno de Pedro Malan e de John Williamson, economista inglês que estava no Brasil como professor-visitante e o indicou para o doutorado em economia na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos. Concluído o doutorado em 1985, ainda em nesse ano retornou ao Brasil e ocupou os postos de economista-chefe e gerente de operações do Banco de Investimentos Garantia.Tornou-setambémprofessorda Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Departamento de Economia da PUC-Rio.

Em 1988 voltou a residir nos Estados Unidos, tornando-se professor visitante do Departamento de Finanças da WhartonSchool, da Universidade da Pennsylvania. Permaneceu nessa função até junho de 1989, quando assumiu a vice-presidência do banco de investimentos norte-americano Salomon Brothers. Em maio de 1991 retornou ao Brasil após aceitar o convite do então ministro da Economia, Fazenda e Planejamento do governo Fernando Collor de Melo, Marcílio Marques Moreira, para ocupar a diretoria de operações internacionais do Banco Central. Nesse cargo, conseguiu reverter um ataque especulativo contra a moeda brasileira.

Com o afastamento de Collor, provocado pela abertura de um processo de impeachment, deixou o Banco Central em 2 de outubro de 1992. Voltou para os Estados Unidos e, em Nova Iorque, atuou, entre 1993 e janeiro de 1999, como diretor-gerente do Soros Fund Management, firma de investimentos do empresário George Soros, com foco em mercados emergentes. Nesse período, foi também professor adjunto de relações internacionais da Universidade de Columbia.

 

Presidente do Banco Central

Em meio à crise monetária que atingiu o Brasil no início de 1999, em fevereiro foi indicado pelo presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), para a presidência do Banco Central, em substituição ao economista Gustavo Franco. A crise monetária brasileira foi um reflexo deuma série de crises que atingiudiversos países ao longo da década de 1990 e cuja última manifestação ocorrera na Rússia em agosto do ano anterior, quando a moratória das obrigações públicas e privadas desse país fez com que os investidores internacionais perdessem a confiança nos países emergentes. Em consequência, houve uma fuga de capitais da economia brasileira, que acabou por impossibilitar a sustentação do regime cambial até então vigente. A indicação de Armínio Fraga para o Banco Centralrecebeuaprovação nos meios financeiros. Todavia, houve também desconfianças em função desuas ligações com Soros, entãoconsiderado o principal nome do capital especulativo internacional. Depois desabatinado e aprovado pelo Senado, Fraga tomou posse no Banco Central em 4 de março de 1999.

Tendo como principal desafio impedir o retorno da inflação, promoveu a mudança do regime cambial, tornando o câmbio flutuante, de modo que a taxa de câmbio fosse determinada livremente pelo mercado, de acordo com a lei da oferta e procura, em vez de ser fixada pelo próprio Banco Central, como era feito até antes da crise monetária. Além disso, adotou o sistema de metas de inflação, pelo qual a política de juros passaria a depender de um índice de inflação futura estabelecido pelo governo; assim, por exemplo, se a inflação ultrapassasse o valor da meta, o Banco Central interviria na economia, elevando os juros. A adoção de tal sistema também teve como objetivo aumentar a transparência e a previsibilidade da política financeira do governo, além de dar maior autonomia operacional ao Banco Central.

Durante sua gestão, ocorreram também a crise no mercado de alta tecnologia em 2000, a crise argentina e os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, além da “crise de confiança” do mercado internacional em 2002, quando ficou claro nas pesquisas de opinião que o candidato da oposição à presidência da República, Luís Inácio Lula da Silva, tinha chances concretas de eleger-se. Nessa crise, a avaliação de risco por parte dos investidores internacionais levou à depreciação cambial e à alta dos preços, elevando ataxade inflação. Lula foi de fato eleito em outubro, e pouco depois declarouque Armínio Fraga não permaneceria na presidência do Banco Central, em virtude da orientação planejada para seu governo na área econômica. No entanto, na mesma comunicação,assegurou a manutenção das orientações do câmbio flutuante e das metas de inflação. Ao tomar posse na presidência da República em 1º de janeiro de 2003, Lula substituiu Armínio Fraga na presidência do Banco Central por Henrique Meireles.

Após cumprir um período de quarentena, em agosto de 2003 Armínio Fraga criou, em sociedade com seu primo Luis Henrique Fraga,o fundo Gávea Investimentos, empresa gestora de recursos de terceiros, que agrupou suas atividades em quatro áreas de negócios: Fundos Multimercado, Fundos de Private Equity, Fundos de Renda Variável e Fundos Imobiliários. Em agosto de 2004 voltou a lecionar na PUC-Rio e em abril de 2009 assumiu a presidência do conselho de administração da BM&FBovespa, bolsa de valores oficial do Brasil, permanecendo nesta atividade por cinco anos.

No mês de novembro de 2010 optou pela venda da participação majoritária da Gávea Investimentos ao Highbridge Capital Management, braço de gestão de fundos alternativos do banco americano J. P. Morgan. Em entrevista ao jornal O Globo, Fraga justificou sua motivação por despersonalizar o negócio, que deixaria de ser o “Fundo do Arminio” ou o “Fundo do Luís”. Mesmo após a venda concretizada, Arminio manteve-se atuante na empresa, à frente dos Fundos Multimercado.

Em agosto de 2013 a Universidade de Columbia inaugurou, na cidade do Rio de Janeiro, o Centro Global no Brasil, com a função de auxiliar na formação de parcerias entre a Universidade Columbia e instituições brasileiras em áreas como o intercâmbio acadêmico e a cooperação científico-tecnológica. Nessa ocasião, Armínio Fraga passou a integrar o conselho da instituição, também formado por Israel Klabin, Claudia Costin, Maria Silvia Bastos Marques e Eike Batista, entre outros conselheiros.

No ano seguinte, no contexto dos debates presidenciais para as eleições de outubro, o candidato Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), afirmou que, se eleito, convocaria Fraga para o cargo de Ministro da Fazenda. Realizado o pleito, Neves foi derrotado no segundo turno por Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores (PT), reeleita presidente da República com 51, 6% dos votos.

Em julho de 2015 Armínio Fraga permanecia à frente da Gávea Investimentos. Presidia os Comitês de Investimento de Private Equity e de fundos Multimercado, o Comitê Executivo e o Comitê de Remuneração e era membro do Comitê de Risco e de Fundo Imobiliário do Grupo Gávea.

Durante sua trajetória profissional, foi membro de diversas outras instituições relacionadas à área financeira, como JP Morgan e Unibanco, e de fóruns internacionais como o Grupo dos 30, o G7, que reunia os sete países mais ricos do mundo (posteriormente, G8, com a entrada da Rússia), o G50, que reúne os empresários mais bem sucedidos do continente americano, e o Financial StabilityForum. Também integrou o Conselho Consultivo da Peterson Institute for International Economics e foi suplente no Conselho de Administração da Fibria, empresa produtora de celulose de mercado, resultado da incorporação da Aracruz Celulose S.A. e da Votorantim Celulose e Papel S.A. Atuou ainda em organizações nãogovernamentais, como o Instituto Desiderata, o Fundo Comunitário Vera Pacheco e a Associação Saúde Criança Renascer.

Escreveu diversos artigos sobre economia em periódicos especializados do Brasil e do exterior, bem como para os principais jornais brasileiros.

Casou-se com Lucyna Fraga, com quem teve dois filhos e dois netos.

 

Luciana Pinheiro

 

FONTES: Exame (03/05/2007); Folha de S. Paulo (05/12/2002 e 29/04/2009); Veja (07/05/2003, 24/06/2007 e 17/01/2007); Portal BBC Brasil. Disponível em: <http://www.bbc.com/portuguese>. Acesso em 30/06/2009; Portal Exame.com. Disponível: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em 03/07/2015; Portal Fibria. Disponível em: <http://fibria.infoinvest.com.br/?idioma=ptb>. Acesso em 03/07/2015; Portal G1 de Notícias. Disponível em: <http://g1.globo.com/index.html>. Acesso em: 03/07/2015; Portal GaveaJus. Disponível em: <http://www.gaveajus.com/port/index.html>. Acesso em: 03/07/2015; Portal Gavea Investimento. Disponível em: <http://www.gaveainvestimentos.com/pt/fundo>. Acesso em 03/07/2015; Portal Isto É Dinheiro. Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br>. Acesso em 23/07/2003; Portal Jornal O Globo. Disponível em: <http://oglobo.globo.com>. Acesso em 03/07/2015; Portal Terra. Disponível em: <http://www.terra.com.br> (21/1/03); Portal Wharton School. Disponível em: <http://www.whartonrio06.org/index.php?option=com_content&task=view&id=66&Itemid=74>. Acesso em 13/12/2009.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados