FRANCISCO PEIXOTO DE LACERDA WERNECK

Nome: WERNECK, Lacerda (Francisco)
Nome Completo: FRANCISCO PEIXOTO DE LACERDA WERNECK

WERNECK, LACERDA (FRANCISCO)

WERNECK, Lacerda

*dep. fed. PR 1951-1955.

Francisco Peixoto de Lacerda Werneck nasceu em Guarapuava (PR) no dia 25 de novembro de 1914, filho de Frederico Virmond de Lacerda Werneck e de Anita Virmond Werneck. Seu pai foi constituinte em 1934.

Cursou o Ginásio Paranaense, de Curitiba, e a Escola Superior de Agricultura Luís de Queirós, de Piracicaba (SP), pela qual se diplomou agrônomo.

Ingressou por concurso no Ministério da Agricultura, onde trabalhou como agrônomo. Foi catedrático de zootécnica da Escola Superior de Agricultura do Paraná.

Nas eleições de outubro de 1950 elegeu-se deputado federal por seu estado na legenda do Partido Republicano (PR), assumindo seu assento na Câmara dos Deputados em fevereiro do ano seguinte. Ainda em 1951, licenciou-se do mandato para ocupar a Secretaria de Agricultura do Paraná, no governo de Bento Munhoz da Rocha (1951-1955), aí permanecendo até 1952, quando retornou à Câmara. Não tendo se candidatado à reeleição no pleito de outubro de 1954, deixou a Câmara dos Deputados em janeiro de 1955, ao final da legislatura.

Faleceu em Curitiba no dia 23 de setembro de 1977.

Era casado com Jandira Garcia Werneck, com quem teve cinco filhos.

Publicou Criação de muares (monografia premiada em concurso do Ministério da Agricultura).

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação nominal dos senhores; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CISNEIROS, A. Parlamentares; INF. Cleusa Werneck Botelho; NICOLAS, M. Cem; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (2).