FRANCISCO URBANO ARAUJO FILHO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: URBANO, Francisco
Nome Completo: FRANCISCO URBANO ARAUJO FILHO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
URBANO, FRANCISCO

URBANO, Francisco

*pres. Contag 1991-1998.

 

Francisco Urbano Araújo Filho nasceu em São Paulo do Potengi (RN) no dia 12 de dezembro de 1941, filho de Francisco Urbano Araújo e de Antônia Nogueira de Araújo.

Concluiu o curso primário e, agricultor, em 1962 foi suplente de diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de sua cidade natal até 1965, data em que alcançou a presidência desse sindicato. Durante sua gestão na presidência passou a responder, a partir de 1966, pelas funções de vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn). Em 1968, quando deixou a presidência do sindicato, foi nomeado presidente da Fetarn.

Após concluir o primeiro mandato na presidência da entidade, em 1971 foi nomeado pela segunda vez para o cargo, vindo a exercer, cumulativamente, o de segundo-vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), instituição na qual faria carreira. Permaneceu nesses cargos por três anos. Ainda na Contag, em 1974 passou à secretaria geral, tendo integrado, no ano seguinte, o Conselho da Confederação Anula, ligada à Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 1980, deixou a secretaria geral e passou às funções de tesoureiro-geral da Contag.

Tendo permanecido na tesouraria geral por nove anos, durante esse período foi membro efetivo no conselho deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), representando a Contag. Em nome dos trabalhadores rurais participou, em 1985, da Conferência sobre Formação Profissional, realizada pela OIT no México, e da Conferência Sindical dos Trabalhadores na América Latina e Caribe sobre a Dívida Externa, realizada em Havana, Cuba. Em 1989 tornou-se primeiro-tesoureiro-geral da Contag e representou por um ano essa instituição no Programa de Integração Social junto ao conselho diretor do Fundo de Participação (PIS-PASEP). Ainda em 1989 integrou o conselho deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT-MTB) e participou como delegado dos trabalhadores rurais da IX Reunião da Comissão de Trabalho nas Plantações, realizada pela OIT em Genebra.

Em novembro de 1991 Francisco Urbano chegou à presidência da Contag, substituindo a Aluísio Carneiro, iniciando segundo mandato em abril de 1995. Como presidente, foi membro titular dos conselhos Econômico do Distrito Federal (CDE-DF), Nacional de Saúde (CNS-MS) e Nacional do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf-MA). Em 1995 participou da I e II missões exploratórias do Programa de Capacitação para Dirigentes e Assessores Sindicais do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, e coordenado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE). A primeira missão foi realizada nos Estados Unidos, Coréia e Japão, e a segunda, nos Estados Unidos. Em abril de 1998, deixou a presidência da entidade, sendo substituído por Manuel José dos Santos.

Em julho de 2000, residia em Brasília e trabalhava na Secretaria de Agricultura Familiar (Pronaf), onde respondia pelas funções de gerente de relações institucionais. Depois passou a prestar serviços na Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

De seu primeiro casamento teve dois filhos. Separado, passou a ter como companheira Helena de Fátima Santos, com quem teve uma filha.

 

FONTE: CURRIC. BIOG; DIEESE Memória; MTE; Tribuna de Mato Grosso (24/10/09).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados