GERALDO D'ABADIA DE PINA

Nome Completo: GERALDO D'ABADIA DE PINA

PINA, GERALDO DE

PINA, Geraldo de

*dep. fed. GO 1963-1967 e 1968.

Geraldo d’Abadia de Pina nasceu em Pirenópolis (GO) no dia 8 de maio de 1925, filho de Luís d’Abadia de Pina e de Inácia Lopes de Pina.

Fazendeiro e engenheiro civil formado pela Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro, em seu estado foi presidente das Centrais Elétricas de Goiás (Celg), diretor do Departamento de Estradas de Rodagem e secretário de Viação e Obras Públicas. Foi ainda engenheiro-chefe da Prefeitura do Distrito Federal, no Rio de Janeiro, e trabalhou na construção de Brasília.

No pleito de outubro de 1962 elegeu-se deputado federal por Goiás na legenda do Partido Social Democrático (PSD), assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte. Nessa legislatura integrou a Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados. Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao regime militar instaurado no país após a deposição do presidente João Goulart, em 31 de março de 1964. Na legenda da Arena, elegeu-se suplente de deputado federal no pleito de novembro de 1966. Em janeiro de 1967 deixou a Câmara, voltando a ocupar uma cadeira no Legislativo federal de abril a agosto de 1968.

Retirando-se da vida pública, passou a dedicar-se às atividades de sua construtora em Brasília, tendo sido responsável pela elaboração do plano diretor de Anápolis (GO), cidade onde veio a falecer, vitimado por um enfarte, no dia 23 de julho de 1988.

Geraldo de Pina era casado com Mariana Cabral de Pina e não teve filhos.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (6); INF. Antônio de Pina; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (6 e 8).