HELVECIO DUIA CASTELO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CASTELO, Helvécio
Nome Completo: HELVECIO DUIA CASTELO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

CASTELO, Helvécio

*dep. fed. ES 1993-1995.

Helvécio Duia Castelo nasceu em Vitória no dia 2 de abril de 1953, filho de Raul Leão Castelo e de Zoé Duia Castelo.

Bacharel pela Faculdade de Direito de Colatina (ES) em 1976, foi dono de um Cartório de Registro de Imóveis em Vitória e fundador da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo, que presidiu de 1986 a 1992.

Filiado ao Partido Liberal (PL) desde 1989, no pleito de outubro de 1990 candidatou-se a deputado federal pelo Espírito Santo, obtendo uma suplência. Empossado em 4 de janeiro de 1993 na vaga de João Batista Mota, que fora eleito prefeito de Serra (ES), transferiu-se para o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Foi membro titular das comissões de Constituição e Justiça e de Redação, e suplente das comissões de Defesa Nacional e de Desenvolvimento Urbano, além de vice-líder da bancada do PSDB. Votou a favor da criação do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira (IPMF), fonte de recursos destinados à saúde. Em 1994 deixou o PSDB para ingressar no Partido dos Trabalhadores (PT). Permanecendo nas comissões de Constituição e Justiça e de Redação, tornou-se suplente da Comissão de Viação e Transportes.

Em outubro de 1994 candidatou-se à reeleição, obtendo uma suplência. Deixou a Câmara dos Deputados em 16 de janeiro de 1995, para exercer o cargo de secretário extraordinário de Representação e Apoio Técnico do Estado do Espírito Santo em Brasília, indicado pelo governador Vítor Buaiz. Sua vaga foi ocupada por João César Morais, do Partido Popular Socialista (PPS), que cumpriu o mandato até o final da legislatura, no dia 31 daquele mês.

Casado com Bárbara Maria Gonçalves Duia Castelo, teve três filhos.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; Folha de S. Paulo (18/9/94); Portal da Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://www.camara.gov.br>.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados