HENRIQUE, Artur

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: HENRIQUE, Artur
Nome Completo: HENRIQUE, Artur

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
COLIN, OSVALDO

HENRIQUE, Artur

*pres. CUT 2006 -

 

Artur Henrique da Silva Santos nasceu em São Paulo no dia 26 de junho de 1961, filho de Artur dos Santos e de Maria Isabel Nobreza da Silva. Seu pai trabalhava  como vendedor  em uma papelaria e a mãe em casa, como trabalhadora doméstica.

Formou-se em eletrotécnica na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (SP) e graduou-se em ciências sociais na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em São Paulo.

Iniciou sua atividade sindical em 1983, ao ser eleito conselheiro-representante dos trabalhadores da Companhia Paulista de Força e Luz. Em 1987 foi nomeado diretor-executivo do Sindicato dos Eletricitários de Campinas e esteve à frente, de 1994 a 1995, do Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia)/CUT, onde chegou a ocupar a presidência. Em 1999 foi eleito secretário de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de São Paulo. Desde então acompanhou as relações da Central com os meios acadêmicos, com o objetivo de trocar experiência e conhecimento entre as entidades. O mesmo trabalho foi mantido em sua gestão como secretário de Organização da CUT nacional e resultou em diversos seminários e propostas de ação. Ocupou o cargo de secretário-geral da CUT, após a indicação de Luís Marinho ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Em 9 de junho de 2006 elegeu-se presidente da CUT nacional, sendo reeleito  em agosto de 2009.

 

Fabrício Augusto Souza Gomes

 

FONTE: Central Única dos Trabalhadores (CUT).



 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados