HERMES PEREIRA DE SOUSA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: SOUSA, Hermes de
Nome Completo: HERMES PEREIRA DE SOUSA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SOUSA, HERMES DE

SOUSA, Hermes de

*dep. fed. RS 1951-1963.

 

Hermes Pereira de Sousa nasceu em São Borja (RS) no dia 1º de agosto de 1910, filho de José Pereira de Sousa e de Isabel Pereira de Sousa.

Fez seus primeiros estudos na Escola Técnica de Agricultura e nos ginásios Brasileiro e Júlio de Castilhos, em seu estado. Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito de Pelotas (RS) em 1934.

Promotor de Justiça e diretor da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul, em janeiro de 1947 elegeu-se deputado à Assembléia Constituinte gaúcha, na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Assumindo o mandato ainda no mesmo ano, tornou-se primeiro-secretário da mesa. Participou dos trabalhos constituintes e, após a promulgação da nova Carta estadual, passou a exercer o mandato ordinário.

No pleito de outubro de 1950 elegeu-se deputado federal pelo Rio Grande do Sul, ainda na legenda do PSD, assumindo sua cadeira em fevereiro do ano seguinte, após deixar a Assembléia gaúcha. Nessa legislatura assinou em junho de 1952 o substitutivo da União Democrática Nacional (UDN) ao projeto de criação da Petrobras, enviado em dezembro do ano anterior pelo presidente Getúlio Vargas ao Congresso. O substitutivo incorporou em sua redação várias sugestões do Centro de Estudos e Defesa do Petróleo e da Economia Nacional (CEDPEN), propondo a adoção do monopólio estatal do petróleo.

Sempre na legenda do PSD, foi sucessivamente reeleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul nos pleitos de outubro de 1954 e de outubro de 1958. Em junho de 1959 tornou-se vice-líder da bancada de seu partido na Câmara dos Deputados e, em janeiro de 1963, ao final de seu último mandato, deixou essa casa.

Com a decretação do bipartidarismo em outubro de 1965, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instaurado no país em março do ano anterior. Pela nova legenda, candidatou-se ao Senado Federal no pleito de novembro de 1966 mas não conseguiu se eleger.

Faleceu no dia 4 de janeiro de 1969.

Publicou A justiça.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Relação dos dep.; CÂM. DEP. Relação nominal dos senhores; CISNEIROS, A. Parlamentares; COHN, G. Petróleo; SILVA, R. Notas; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1, 2, 3 e 4).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados