IGO LWANT LOSSO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LOSSO, Igo
Nome Completo: IGO LWANT LOSSO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LOSSO, IGO =

LOSSO, Igo

*dep. fed. PR 1975-1979, 1979-1983.

 

Igo Lwant Losso nasceu em Irati (PR) no dia 23 de março de 1936, filho de Luís Losso, deputado federal entre 1973 e 1975, e de Maria Cavallin Losso.

Formou-se pela Escola Superior de Educação Física e Desportos do Paraná em 1958 e nesse mesmo ano iniciou sua carreira política elegendo-se vereador em Curitiba na legenda do Partido Republicano Trabalhista (PRT). Assumindo o mandato no ano seguinte, tornou-se líder de seu partido e segundo-secretário da mesa da Câmara Municipal. Em 1960 bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais na Faculdade de Direito da Universidade do Paraná. Nesse mesmo ano, começou a trabalhar no Escritório Jurídico Losso, na companhia do seu pai.

No pleito de outubro de 1962 elegeu-se deputado estadual na legenda da Frente Rural Cristã Trabalhista, coligação formada pelo Partido de Representação Popular (PRP), o Partido Trabalhista Nacional (PTN), o Partido Social Trabalhista (PST), o Partido Republicano (PR), o Partido Social Progressista (PSP) e o Movimento Trabalhista Renovador (MTR). Deixando a Câmara Municipal em janeiro de 1963, em fevereiro seguinte assumiu seu mandato na Assembleia Legislativa. Com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação ao regime militar instalado no país em abril de 1964. Voltou a eleger-se deputado estadual nessa legenda em 1966 e 1970. Em sua atuação parlamentar foi vice-líder de seu partido, terceiro-secretário da mesa da Assembleia por três vezes e membro de comissões técnicas.

Em 1970, tornou-se professor da Faculdade de Direito de Curitiba, vindo a lecionar direito civil, direito processual penal e civil e processo penal militar, e da qual seria diretor do Departamento de Direito Penal.

Em novembro de 1974 elegeu-se deputado federal pelo Paraná na legenda da Arena. Deixou a Assembleia Legislativa em janeiro de 1975 e no mês seguinte assumiu seu mandato na Câmara, tornando-se aí vice-presidente da Comissão Especial de Reforma do Código Civil, membro da Comissão de Economia, Indústria e Comércio, e suplente da Comissão de Constituição e Justiça. Reeleito em novembro de 1978, permaneceu na suplência desta última comissão, passando a atuar como vice-presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio, e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar as causas das elevadas taxas de juros nos diversos setores do sistema financeiro nacional. Participou também da CPI constituída para apurar atos de corrupção praticados por órgãos públicos federais. Com a extinção do bipartidarismo em novembro de 1979 e a conseqüente reformulação partidária, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS), sucessor da Arena.

 Nas eleições de novembro de 1982, candidatou-se à Câmara dos Deputados pelo estado do Paraná na legenda do PDS, obtendo a terceira suplência. Nos dois pleitos seguintes —novembro de 1986 e outubro de 1990 voltou a tentar uma vaga na Câmara, na primeira pelo Partido da Frente Liberal (PFL) e na segunda pelo Partido Liberal (PL), mas novamente não se elegeu. Em outubro de 1994, disputou um assento na Assembleia Legislativa paranaense, mais uma vez sem êxito.

Passou então a dedicar-se apenas às suas atividades de professor universitário e de advogado no escritório paterno. Nos anos seguintes, presidiu também a Associação dos ex- parlamentares do Paraná (Aexpar) e atuou como líder evangélico na Igreja do Evangelho Quadrangular.

Casou-se com Isolda Reichmann Losso, com quem teve três filhos.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1975-1979 e 1979-1983); INF. BIOG.; NÉRI, S. 16; Perfil (1980); http://www.agenciadenoticias.pr.gov.br/ (último acesso em: 12/12/09).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados