IHOSHI, Walter

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: IHOSHI, Walter
Nome Completo: IHOSHI, Walter

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
SOBRENOME, Nome

IHOSHI, Walter

* dep. fed. SP 2007-

 

Walter Shindi Iihoshi nasceu na cidade de São Paulo no dia 17 de julho de 1961, filho de Migaku Iihoshi e de Yoshiko Iihoshi.

Formou-se em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas em 1884, com especialização em marketing e finanças. Em 1988 fez nova especialização, na área de comércio internacional, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos

Empresário, foi co-fundador e, a partir de 1988, presidente da indústria Cosméticos Shizen. Trouxe para o Brasil empresas japonesas do mesmo ramo, como a Shiseido e a Bigen. Foi diretor da Associação Brasileira da Indústria de Produtos Higiênicos, Perfumaria e Cosméticos e do Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo.

Em 2002 candidatou-se a deputado estadual em São Paulo, na legenda do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e obteve uma suplência. Em 2003 foi convidado por Guilherme Afif Domingos para ser vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo. Em 2005 aceitou assumir, a pedido do governador José Serra, do PSDB, a subprefeitura do Jabaquara, na zona sul de São Paulo, onde idealizou e construiu a praça da Inclusão, espaço destinado a crianças portadoras de deficiência física, inaugurada em 2006.

Já na legenda do Partido da Frente Liberal (PFL), foi eleito deputado federal em 2006. Assumiu o mandato em fevereiro de 2007 e no mês seguinte, com a troca de nome do partido para Democratas (DEM), manteve sua filiação. Participou como titular da Comissão de Defesa do Consumidor e como suplente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e da Comissão de Viações e Transportes.

Fundou e assumiu a presidência do conselho diretor da organização não-governamental (ONG) Agência de Desenvolvimento Humana, voltada para o desenvolvimento de programas de capacitação e qualificação profissional em comunidades carentes. Também foi membro da Comissão de Assuntos Trabalhistas da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil.

 

Mariana Joffily

FONTES:

Site do biografado <www.ihoshi.com.br>, acesso em jul. 2009.

Câmara dos Deputados, <www.camara.gov.br>, acesso em jul. 2009.

Prefeitura de São Paulo, <www2.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/deficiencia_mobilidade_reduzida/2006/03/0009>, acesso em jul. 2009.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados