JAIME CARNEIRO LEAO DE VASCONCELOS

VASCONCELOS, JAIME

VASCONCELOS, Jaime

*dep. fed. CE 1937.

Jaime Carneiro Leão de Vasconcelos nasceu em Fortaleza no dia 23 de dezembro de 1887, filho do professor Antônio Augusto Vasconcelos e de Cesária Carneiro Leão de Vasconcelos.

Estudou em sua cidade natal, concluindo o curso secundário no Liceu Cearense. Formou-se em 1909 pela Faculdade de Direito do Ceará.

Transferindo-se para o Acre, aí iniciou sua vida profissional. Seguiu depois para o Amazonas e o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde em 1912 instalou seu escritório de advocacia. Com seu irmão Nilo de Vasconcelos, trabalhou para a colônia portuguesa na cidade. Em 1917 ingressou no Instituto dos Advogados Brasileiros. No ano seguinte, no entanto, deixou a advocacia para trabalhar no Banco do Rio de Janeiro, em cuja expansão pelo interior fluminense viria a ter destacada participação.

Após a Revolução de 1930, elegeu-se, em outubro de 1934, suplente de deputado federal pelo Ceará. Assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados em junho de 1937, passando a integrar a Comissão de Finanças. Em sua atividade parlamentar, proferiu pareceres especialmente sobre questões referentes à nacionalização dos seguros e à criação de um banco emissor. Exerceu o mandato até novembro de 1937, quando, com o advento do Estado Novo, foram suprimidos os órgãos legislativos do país.

Foi também membro do Conselho Superior de Tarifas, presidente do Centro Cearense, presidente do Grêmio dos Empregados em Bancos, diretor da Associação Bancária do Rio de Janeiro, fundador da Sociedade Anônima da Urca e diretor do Instituto Nacional do Sal.

Atuou ainda como jornalista, tendo dirigido a revista O Economista e colaborado na Revista de Direito.

Teve cinco filhos.

FONTES: ALBUQUERQUE, J. Cearenses no Rio; ALBUQUERQUE, J. Cearenses no Rio e em SP; CÂM. DEP. Deputados; Diário do Congresso Nacional; GIRÃO, R. Ceará; HIRSCHOWICZ, E. Contemporâneos; Personalidades; SANTOS, J. Cearense.