JAMES SCOTT KEMPER

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: KEMPER, James
Nome Completo: JAMES SCOTT KEMPER

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
KEMPER, JAMES

KEMPER, James

*diplomata norte-americano; emb. EUA no Brasil 1953-1955.

 

James Scott Kemper nasceu em Van Wert, no estado de Ohio, EUA, no dia 18 de novembro de 1886, filho de Hathaway Kemper e de Mary Jane Scott Kemper.

Fez os estudos básicos em sua cidade natal e mais tarde cursou a Universidade de Miami, em Oxford, Ohio, o Ripon College, o Wittenberg College e o Middlebury College.

Tornando-se executivo de companhias de seguro, de 1907 a 1911 foi agente especial da Central Manufacturers em Indiana e em Ohio. Neste último ano assumiu em Chicago a gerência da mesma organização, bem como da Associated Lumber Mutuals and Lumbermen & Manufacturers Insurance Agency, uma companhia seguradora de madeireiros. Entre 1912 e 1919, exerceu na mesma cidade a vice-presidência e a gerência da Lumbermen Mutual Casualty Co., tornando-se presidente da empresa neste último ano.

Filiado ao Partido Republicano, participou das convenções nacionais dessa agremiação em 1936, 1940 e 1944, ano em que ocupou a presidência do comitê nacional republicano de finanças. Em 1945, concluiu sua gestão na presidência da Lumbermen Mutual Casualty Co., passando a fazer parte do conselho diretor dessa organização. Em 1946 deixou suas funções junto ao comitê de finanças do Partido Republicano e assumiu por dois anos a tesouraria do comitê nacional do partido, sendo novamente delegado às convenções nacionais realizadas em 1948 e em 1952.

Nomeado embaixador dos Estados Unidos no Brasil em 1953, permaneceu à frente da embaixada norte-americana durante o conturbado período da vida política brasileira que culminou com o suicídio do presidente Getúlio Vargas em agosto de 1954. Deixou seu posto no Brasil em 1955, quando foi substituído por James Clement Dunn.

De volta aos Estados Unidos, em 1958 assumiu a presidência do conselho diretor da Lumbermen Mutual Casualty Co., e em 1960 voltou a integrar o comitê nacional do Partido Republicano representando o estado de Illinois. Cursou em 1963 a Northwestern University e em 1964 o Instituto de Tecnologia de Illinois. Nesse ano, compareceu mais uma vez à convenção nacional de seu partido na condição de delegado.

Desempenhou também funções de direção em diversas empresas de seguros e instituições norte-americanas em vários estados do país. Foi secretário dos EUA junto ao Conselho Interamericano de Comércio e Produção, e presidente e curador do Instituto de Tecnologia de Illinois e do Chicago Wesley Memorial Hospital. Presidente da Fundação James S. Kemper, pertenceu ainda ao conselho diretor do Instituto de Estratégia Americana e foi consultor do Greater Chicago Safety Council.

Casou-se em primeiras núpcias com Mildred Estelle Hooper, com quem teve três filhos. Viúvo, contraiu um segundo casamento com Gertrude Zicsing Stout.

 

FONTES: CORRESP. EMB. EUA; Who’s who in America (2); Who’s who in America with.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados