Jesus Rodrigues Alves

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: RODRIGUES, Jesus
Nome Completo: Jesus Rodrigues Alves

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

RODRIGUES, Jesus

*dep. fed. PI 2011-

 

Jesus Rodrigues Alves nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 9 de abril de 1959, filho de Jerônimo Rodrigues Alves e de Romilda Maria Rodrigues Alves.

Com cerca de sete meses de idade mudou-se para o Piauí, onde se fixou com sua família.

Participou do movimento estudantil ainda no ensino médio e em 1979 ingressou no curso de ciências econômicas na Universidade Federal do Piauí (UFPI), formando-se em 1983. Na universidade, participou da fundação do Centro Acadêmico de Economia e, ainda como estudante, por concurso público, tornou-se funcionário da Caixa Econômica Federal.

No campo político, em 1986 candidatou-se a deputado estadual no Piauí pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), mas não foi eleito. Em 1990, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) e passou a dedicar-se também à atividade sindical, sendo eleito presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal entre os anos de 1989 e 1992.

Em paralelo à suas atividades políticas, em 1996 passou a se dedicar ao setor industrial, fundando uma empresa no ramo de tecnologia em plástico. Neste mesmo ano, realizou diversos cursos, como o de administração de marketing e o curso intensivo de administração na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; além dos de planejamento estratégico na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, e os de demonstrativo do fluxo de caixa e marketing de relacionamento na Integração Consultoria e Treinamento de São Paulo.

Em 2001, desligou-se da Caixa Econômica Federal pelo programa de demissão voluntária e passou a dedicar-se aos seus negócios e às atividades políticas. Em 2002 foi um dos coordenadores da vitoriosa campanha de José Wellington Barroso de Araújo Dias ao governo piauiense (2003-2010). No ano seguinte, foi nomeado presidente da Companhia de Habitação do Piauí. Ainda em 2003, foi vice-presidente da Associação Industrial do Piauí e em outubro de 2004 tornou-se diretor geral do Departamento de Trânsito (DETRAN) estadual. Em 2006, pretendeu candidatar-se a deputado federal, mas retirou seu nome em favor de outros candidatos que seriam lançados por seu partido. Entre os anos de 2008 e 2010 foi vice-presidente do PT do Piauí.

Em março de 2010 desligou-se da direção do DETRAN para, desta vez, concorrer à Câmara dos Deputados, sendo eleito com cerca de 70 mil votos. Durante seu mandato, foi membro titular das comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e da de Viação e Transportes, da qual foi primeiro vice-presidente, além de membro suplente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.  Nas comissões especiais da Câmara, foi membro titular da que Regulamenta o Marketing Multinível, de Desoneração Tributária do Transporte e de Empresa de Serviços Hospitalares, além de primeiro vice-presidente da de Consumo de Bebidas Alcoólicas; segundo vice-presidente da de Transposição Hidroviária de Níveis; e segundo vice-presidente da que Cria o “pão brasileiro”. Jesus Rodrigues foi também membro suplente das comissões especiais de Agroindústria e Produtor Rural, Aposentadoria para o Garimpeiro e conselheiro suplente no Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica e do Centro de Estudos e Debates Estratégicos.

Em março de 2014, Jesus Rodrigues, em carta aberta ao diretório regional do PT, declarou que não concorreria à reeleição como deputado federal, motivado, segundo suas palavras, por uma “questão financeira” diante do “emprego de somas vultosas” nas campanhas. Outro motivo alegado foi o “risco de desequilíbrio nas candidaturas proporcionais” do PT no estado, que, assim como em 2006, o fizera abandonar a disputa eleitoral.

Jesus Rodrigues recebeu a Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí oferecida pelo Governo do Estado.

 

Raimundo Helio Lopes

 

FONTES: Portal Câmara dos Deputados. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br>. Acesso em 01/10/2014; Portal Capital Teresina. Disponível em: http://www.capitalteresina.com.br. Acesso em 01/10/2014; Portal pessoal do deputado Jesus Rodrigues. Disponível em: <http://www.deputadojesusrodrigues.com.br>. Acesso em 01/10/2014; Portal do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Disponível em: <http://www.tre-pi.jus.br>. Acesso em 01/10/2014.

  

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados