JOAO DE BRITO ALBUQUERQUE DE VEIGA FILHO

VEIGA, JOÃO

VEIGA, João

*dep. fed. AM 1959-1967.

João de Brito Albuquerque de Veiga Filho nasceu em Recife no dia 17 de dezembro de 1916, filho de João de Brito Albuquerque e de Marianita Correia de Albuquerque Veiga.

Fez seus estudos no Ginásio Estadual de Pernambuco, no Colégio do Estado de Pernambuco e no Instituto Osvaldo Cruz, formando-se depois pela Faculdade de Medicina da Universidade da Bahia em 1939.

Médico ginecologista e cirurgião-geral, iniciou suas atividades profissionais em Manaus. Em janeiro de 1947 elegeu-se deputado estadual no Amazonas na legenda do Partido Social Democrático (PSD), sendo reeleito em março de 1951, na mesma legenda. No pleito de outubro de 1954 foi mais uma vez reeleito, dessa vez na legenda do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), tendo participado da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa.

Em outubro de 1958 elegeu-se deputado federal pelo Amazonas na legenda do PTB, assumindo a cadeira em fevereiro do ano seguinte, logo após encerrar seu mandato estadual, no mês anterior. Reelegeu-se em outubro de 1962, ainda na legenda do PTB, e, com a extinção dos partidos políticos pelo Ato Institucional nº 2 (27/10/1965) e a posterior instauração do bipartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instaurado no país em abril de 1964. Nessa legislatura participou da Comissão de Saúde. Nas eleições de novembro de 1966 foi candidato ao Senado pelo Amazonas na legenda do MDB, juntamente com Desiré Guarani, sendo contudo derrotado pelos candidatos da governista Aliança Renovadora Nacional (Arena), Vivaldo Palma Lima Filho e Nei Oscar de Lima Raiol. Em janeiro de 1967, ao final de seu mandato de deputado federal, deixou a Câmara.

Abandonando a carreira política, voltou a exercer a medicina. Em Brasília, foi médico do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) e diretor do Hospital Regional do Gama. Transferindo-se para Recife, continuou a se dedicar à profissão, integrando os quadros do INSS até se aposentar.

Faleceu em Recife no dia 17 de dezembro de 1987.

Era casado com Maria de Lurdes Lindoso Veiga, com quem teve dois filhos.

Publicou Pancreatite aguda hemorrágica e Hérnia estrangulada por taxis violento.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1963-1967); CÂM. DEP. Relação dos dep.; COUTINHO, A. Brasil; INF. FAM. ÁLVARO JOSÉ LINDOSO VEIGA; Jornal do Brasil (16/10/66); TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1, 2, 3, 4, 6 e 8); Who’s who in Brazil.