JOAO PEDRO DE CARVALHO NETO

CARVALHO, JOÃO PEDRO DE

CARVALHO, João Pedro de

*dep. fed. SP 1975-1979.

João Pedro de Carvalho Neto nasceu em Lins (SP) no dia 26 de abril de 1926, filho de João Pedro de Carvalho Júnior e de Zózima de Andrade Carvalho.

Formou-se engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie em 1952, tornando-se no mesmo ano diretor técnico da Sociedade de Engenharia Engevil Ltda.

Professor de geologia da Escola Técnica Mackenzie e de topografia na Faculdade de Arquitetura e na Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie (a partir de 1957), fez carreira nessa universidade, tendo participado do conselho técnico administrativo da Faculdade de Arquitetura de 1958 a 1964. Lecionou também topografia na Escola de Engenharia Mauá, até 1967.

Em 1966, ao mesmo tempo em que se tornava professor da Faculdade de Tecnologia de Barretos (SP), foi designado diretor administrativo  das centrais de Abastecimento S.A. (Ceasa). De 1967 a 1970, foi coordenador do curso de engenharia civil da Faculdade de Barretos e, em 1968, tornou-se vice-diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Mackenzie. Diretor da mesma faculdade a partir de 1969, em setembro desse mesmo ano foi eleito vice-reitor da Universidade, com mandato de três anos. Em 1970 e 1971, presidiu a comissão executiva do vestibular unificado da Mackenzie, e neste último ano chegou a ocupar a reitoria da universidade.

Ainda em 1971, foi nomeado coordenador executivo do Plano Nacional de Educação no estado de São Paulo, e tornou-se diretor executivo do Fundo Estadual de Construções Escolares (FECE), cargo no qual permaneceu até 1973. Nesse ano, foi nomeado secretário municipal de Obras da capital paulista, deixando o cargo em maio do ano seguinte para concorrer às eleições de novembro.

No pleito de novembro de 1974, elegeu-se deputado federal por São Paulo na legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao regime militar instaurado no país em abril de 1964, assumindo o mandato em fevereiro de 1975. Na Câmara, integrou a Comissão de Minas e Energia e foi suplente da Comissão de Transportes. Foi ainda membro da Fundação Mílton Campos para Pesquisas e Estudos Políticos, criada pela Arena em 1975. Candidato à reeleição em novembro de 1978, não obteve novo mandato. Deixou a Câmara em janeiro do ano seguinte, ao final da legislatura.

Faleceu em São Paulo no dia 24 de dezembro de 1987.

Era casado com Zélia Maia de Carvalho, com quem teve três filhas.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1975-1979); DEP. PESQ. ESTADO DE SÃO PAULO (1971); INF. FAM.; Jornal da Tarde (16/5/74); NÉRI, S. 16; Política.