JOAQUIM AMERICO DOS SANTOS COELHO LOBO

Nome Completo: JOAQUIM AMERICO DOS SANTOS COELHO LOBO

LOBO, JOAQUIM AMÉRICO DOS SANTOS COELHO

LOBO, Joaquim Américo dos Santos Coelho

*militar; comte. I DN 1973-1974.

Joaquim Américo dos Santos Coelho Lobo nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, em 11 de fevereiro de 1920.

Entrou para a Escola Naval em 1935, sendo declarado guarda-marinha em abril de 1938. Foi sucessivamente promovido a segundo-tenente em fevereiro de 1943, primeiro-tenente em novembro do ano seguinte, capitão-tenente em maio de 1946, capitão-de-corveta em junho de 1953, capitão-de-fragata em janeiro de 1959 e capitão-de-mar-e-guerra em janeiro de 1966. No ano seguinte recebeu a patente de contra-almirante, assumindo interinamente a chefia do Estado-Maior da Armada. Promovido a vice-almirante em 1970, exerceu o comando do I Distrito Naval (DN), sediado no Rio de Janeiro, entre maio de 1973 e abril do ano seguinte.

Foi também comandante da Força de Contratorpedeiros, subchefe de Operações do Estado-Maior da Armada, chefe do estado-maior do Comando de Operações Navais, adido naval na Venezuela e na Colômbia, capitão dos Portos de Pernambuco, membro do corpo permanente da Escola Superior de Guerra (ESG) e chefe de gabinete do comandante dessa escola.

Durante sua carreira realizou os cursos de tática anti-submarina para comandantes e superior de comando da Escola de Guerra Naval. Na ESG fez os cursos de estado-maior, de comando das forças armadas e superior de guerra.

Casou-se com Geisa Coelho Lobo, com quem teve três filhos.

FONTES: CORRESP. SERV. DOC. GER. MAR.; Jornal do Brasil (10/5/73 e 11/4/74).