JOSE DAMIAO DE SOUSA RIO

Nome Completo: JOSE DAMIAO DE SOUSA RIO

RIOS, JOSÉ

RIO, José

*dep. fed. MA 1959, 1960, 1962, 1963-1964 e 1965.

José Damião de Sousa Rio nasceu em São Luís no dia 7 de maio de 1922.

Iniciou seus estudos no Liceu Maranhense e, transferindo-se para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, concluiu o curso secundário nos colégios Pedro II e Santo Inácio. Ingressou no curso de ciências jurídicas e sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC), bacharelando-se pela Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro. Em seguida realizou cursos de extensão universitária sobre direito rodoviário e sobre finanças e orçamento, esse último na Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas.

Foi procurador do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem e, de volta a seu estado, tornou-se chefe de carteira do Banco do Estado do Maranhão.

Em outubro de 1958 candidatou-se a deputado federal pelo Maranhão na legenda do Partido Social Democrático (PSD), obtendo uma suplência. Ocupou uma cadeira na Câmara de maio a dezembro de 1959, de julho a outubro de 1960 e novamente de fevereiro a agosto de 1962. No exercício de seu mandato aceitou o reatamento, efetivado em novembro de 1961, das relações comerciais e diplomáticas com a União Soviética, rompidas desde 1947, e foi a favor dos princípios de autodeterminação e não-intervenção. No pleito de outubro de 1962, mais uma vez candidato na legenda do PSD, alcançou nova suplência, ocupando uma cadeira a partir de maio de 1963. Durante sua permanência na Câmara participou principalmente de órgãos técnicos e foi favorável ao intervencionismo econômico e ao monopólio estatal nos ramos básicos da economia. Apoiou ainda a reforma agrária cooperativista, com desapropriação dos latifúndios improdutivos e assistência do Estado ao homem do campo, e as reformas eleitoral, bancária, administrativa e tributária. Deixou a Câmara em junho de 1964, já após o movimento político-militar de março desse ano, e voltou a ocupar uma cadeira de setembro a outubro de 1965.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CAMPOS, Q. Fichário; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (4 e 6).