JULIO FERREIRA DE CARVALHO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CARVALHO, Júlio de
Nome Completo: JULIO FERREIRA DE CARVALHO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
CARVALHO, JÚLIO DE

CARVALHO, Júlio de

*interv. MG 1946.

 

Júlio Ferreira de Carvalho nasceu em São Tiago (MG) no dia 28 de janeiro de 1894, filho de Laudares Antônio de Carvalho e de Maria José de Carvalho.

Estudou no Ginásio São Francisco de Assis, em São João del Rei (MG), antes de ingressar na Faculdade de Direito de Belo Horizonte, pela qual se bacharelou em 1915.

Iniciou a carreira de advogado em São João del Rei. Promotor público em Estrela do Sul (MG), foi depois diretor do Ginásio São Francisco de Assis e, transferindo-se para Uberaba (MG), diretor do Ginásio Uberaba de 1919 a 1925, ano em que se mudou para Belo Horizonte.

Durante o governo de Olegário Maciel, iniciado em 1930, fez parte do Conselho Consultivo do estado. Mais tarde, integrou e depois presidiu o Conselho de Administração do Estado de Minas Gerais.

Foi procurador da delegacia mineira do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC), advogado do Banco Mineiro da Produção e procurador-geral da Justiça Eleitoral em Minas Gerais.

Secretário-geral e, mais tarde, presidente do Instituto da Ordem dos Advogados de Minas Gerais, em 1946 foi nomeado, pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, interventor federal no estado, em substituição a João Tavares Correia Beraldo. Ocupou o cargo de 14 de agosto a 16 de novembro do mesmo ano, transmitindo-o a Noraldino Lima.

Em 1947, elegeu-se deputado à Constituinte estadual na legenda do Partido Republicano (PR), tendo presidido a comissão que elaborou o projeto da nova Constituição do estado. Ao final do mandato (1951), voltou a exercer a advocacia.

Advogado-geral de Minas Gerais e professor de direito civil na Universidade Católica do estado, em 1961 tornou-se presidente do conselho consultivo da Usiminas.

Júlio Ferreira de Carvalho foi ainda diretor da Revista Forense de Minas e colaborador da Revista dos Tribunais.

Faleceu em Belo Horizonte no dia 22 de outubro de 1962.

Júlio Ferreira de Carvalho casou-se duas vezes: a primeira com Maria Ratton de Carvalho e a segunda com Juraci Magalhães de Carvalho. Teve quatro filhos.

 

 

FONTES: ANDRADE, F. Relação; ASSEMB. LEGISL. MG. Dicionário biográfico; CORRESP. ARQ. PÚBL. MINEIRO; COUTINHO, A. Brasil; Grande encic. Delta; Personalidade; Rev. Arq. Públ. Mineiro (12/76); TORRES, J. História de Minas.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados