LACERDA, Paulo

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LACERDA, Paulo
Nome Completo: LACERDA, Paulo

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
COLIN, OSVALDO

LACERDA, Paulo

*dir.-ger. DPF 2003-2007, dir.-ger. ABIN 2007-2008.

 

Paulo Fernando da Costa Lacerda nasceu em Anápolis (GO) em 25 de dezembro de 1945.

Graduou-se em direito na Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e trabalhou 15 anos na iniciativa privada, sendo que dez anos como bancário.

Realizou concurso para a Polícia Federal em 1975, concluindo o curso de delegado federal em 1977. Fez também o curso de Altos Estudos de Política e Estratégia na Escola Superior de Guerra (ESG), em 1989.

Em Brasília, ocupou o cargo de diretor da Divisão de Disciplina da Corregedoria Geral da Polícia Federal. Foi chefe de correções da Divisão de Polícia Judiciária do Departamento de Polícia Federal, delegado e corregedor regional da Polícia Judiciária, no Rio de Janeiro, além de diretor da Divisão de Polícia Federal em Nova Iguaçu (RJ).

Chefiou a Delegacia de Polícia Fazendária da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal no Rio de Janeiro. Tornou-se superintendente regional da Polícia Federal em Rondônia e foi chefe da Delegacia de Polícia Fazendária em Belo Horizonte (MG). Foi também assessor parlamentar no Senado Federal durante seis anos.  Dirigiu a Polícia Federal de 2003 a 2007.

Em 3 de outubro desse último ano, foi nomeado diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tendo o objetivo de reformular o serviço secreto brasileiro. Contudo, em setembro de 2008, a revista Veja acusou a Abin de ter posto escutas clandestinas contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Na ocasião, Paulo Lacerda foi afastado temporariamente do cargo, mas em dezembro, foi demitido.  

    Ainda em dezembro de 2008, foi nomeado pelo presidente da República para a função de adido policial junto a representação diplomática do Brasil em Portugal.

 

Fabrício Augusto Souza Gomes

 

FONTES: AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA (ABIN)

 

 

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados