LIMA NETO, Antônio Francisco de

Nome Completo: LIMA NETO, Antônio Francisco de

COLIN, OSVALDO

LIMA NETO, Antônio Francisco de

*pres. Bco Bras. 2006-2009.

Antônio Francisco de Lima Neto nasceu em Fortaleza no dia 13 de junho de 1965.

Graduou-se em ciências econômicas na Universidade Federal de Pernambuco, fez MBA em Formação Geral para Altos Executivos na Fundação Dom Cabral, e MBA de Marketing na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

Entrou para o Banco do Brasil em setembro de 1979 como menor aprendiz. Aprovado em concurso público em 1982, iniciou sua carreira administrativa em 1983, tendo sido gerente de atendimento, gerente geral em agência de Recife, gerente executivo na Unidade de Função de Distribuição, superintendente executivo na Unidade Estratégica de Negócios e Comercial, e diretor comercial.  De 1997 a 1999 foi superintendente regional de Belo Horizonte e, de 1999 a 2000, superintendente estadual em Tocantins. Foi membro do conselho deliberativo do Sebrae Nacional em 2000. De 2004 a 2005 ocupou a vice-presidência de Negócios Internacionais e Atacado, alcançando o posto de vice-presidente de Varejo e Distribuição. Exerceu também os cargos de diretor-gerente da BB Leasing S.A., conselheiro da BB Securities LTD e diretor-regional da Associação Brasileira das Empresas de Leasing.

Em dezembro de 2006, assumiu interinamente o cargo de presidente executivo e vice-presidente do conselho de administração do Banco do Brasil, por indicação do ministro da Fazenda Guido Mantega, em substituição a Rossano Maranhão Pinto. Foi efetivado no cargo em março de 2007. Durante sua gestão, o Banco do Brasil ampliou as linhas de crédito, reduziu a inadimplência e incorporou instituições financeiras. Deixou a presidência da instituição em abril de 2009, sendo substituído por Aldemir Bendine. O motivo de sua saída teria sido as altas taxas de juros e o spread bancário cobrados pela instituição.

Foi também presidente do conselho curador da Fundação Banco do Brasil, presidente do conselho de administração da BB-DTVM, membro do conselho diretor da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além de membro titular do conselho de administração da Brasilprev S.A. e membro titular do conselho de administração da Aliança do Brasil.

Fabrício Augusto Souza Gomes

FONTES: ARQ. MUSEU HIST. BANCO DO BRASIL; INF. BIOG.