LOPES, MOACIR

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LOPES, Moacir
Nome Completo: LOPES, MOACIR

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LOPES, MOACIR

LOPES, Moacir

*dep. fed. MG 1979-1983.

Moacir Lopes nasceu em Montes Claros (MG), no dia 1º de dezembro de 1928, filho de Antenor Lopes da Silva e de Ana Lopes.

Fazendeiro, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, iniciou a carreira profissional em Montes Claros, onde dirigiu o Hospital São Vicente e integrou a equipe médica da Previdência Social.

Ex-militante do Partido Social Democrático (PSD), em novembro de 1970 elegeu-se deputado estadual pela legenda da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação do governo militar instaurado no país em abril de 1964. Integrante dos diretórios estadual e municipal do partido (1970-1978), vice-presidente da Comissão de Saúde e Ação Social, titular das comissões de Agricultura, Indústria e Comércio, de Saúde Pública, e de Agropecuária e Política Rural, elegeu-se prefeito de Montes Claros em novembro de 1972. Cumprida a gestão, em novembro de 1976 disputou uma vaga de deputado federal, obtendo uma suplência. No exercício do mandato, foi titular da Comissão de Serviço Público.

Com o fim do bipartidarismo, em novembro de 1979, e a conseqüente reorganização partidária, filiou-se ao Partido Democrático Social (PDS), sucessor da Arena.

Em fevereiro de 1984, nomeado por Tancredo Neves, então governador de Minas Gerais, assumiu a presidência da Fundação Rural Mineira-Colonização e Desenvolvimento Agrário, prometendo doar cem mil hectares de suas terras a quem quisesse trabalhar. Com isso imaginou calar a boca dos radicais do PMDB mineiro, descontentes com a indicação de um “próspero fazendeiro”.

Moacir Lopes formou-se em direito pela Faculdade do Oeste de Minas, em Itaúna.

Casado com Déia Dias Lopes, teve cinco filhos.

FONTES: ASSEMB. LEGISL. MG. Dicionário biográfico; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1979-1983); Jornal do Brasil (6/2/84).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados