LOUREIRO, OROSIMBO ROXO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LOUREIRO, Orosimbo Roxo
Nome Completo: LOUREIRO, OROSIMBO ROXO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LOUREIRO, OROSIMBO ROXO

LOUREIRO, Orosimbo Roxo

*dep. fed. SP 1955-1959.

Orosimbo Otávio Roxo Loureiro nasceu em Jaú (SP) no dia 4 de setembro de 1913, filho de José Loureiro e de Julieta Roxo Loureiro. Seu irmão, José Loureiro Júnior, revolucionário de 1932 e 1938, foi deputado federal por São Paulo em 1951 e de 1953 a 1959.

Fez os primeiros estudos em sua cidade natal cursando o secundário no Ginásio São Bento, em São Paulo, de 1925 a 1929. Após a vitória da Revolução de Outubro de 1930, foi eleito para o diretório do Partido Democrático de São Paulo (PD) em congresso realizado durante o mês de novembro de 1930, presidido por Manfredo Antônio da Costa. Ainda em 1930 ingressou na Faculdade de Medicina, cujo curso concluiria em 1936.

Em 1937 fundou a empresa de transportes Auto-Viação Americana, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro. Foi também diretor-gerente da Companhia Moreira de Padronização, de Campinas, em 1941, e da Empresa Paulista de Imóveis, em 1942. Após formar-se em 1946 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, promoveu a reestruturação do Banco Nacional do Comércio do Rio de Janeiro em 1950 e a incorporação do Banco Nacional do Paraná e Santa Catarina em 1952.

Elegeu-se deputado federal por São Paulo no pleito de outubro de 1954 na legenda do Partido Republicano (PR), em coligação com o Partido Social Democrático (PSD), assumindo o mandato em fevereiro do ano seguinte. Ocupou a vice-liderança da minoria e do PR na Câmara a partir de abril de 1957, assumindo em outubro do mesmo ano a vice-liderança do bloco parlamentar de oposição. Concluiu o mandato em janeiro de 1959, ao final da legislatura, não mais retornando à Câmara.

Foi diretor da Associação Comercial de São Paulo, participou da reorganização da Companhia de Seguros Aliança Brasileira e foi presidente da Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, promovendo ainda a criação do Fundo de Investimentos em Participação. Foi também fundador e presidente da Roxo Loureiro Banqueiros de Investimentos, diretor-superintendente do Banco Nacional Imobiliário, vice-presidente da Companhia Brasileira de Investimentos (CBI) e fundador no Banco Nacional Interamericano, da Companhia Nacional de Indústria e Construção, da Companhia Nacional de Desenvolvimento Econômico, do Clube dos quinhentos e da Companhia Nacional de Administração e Participações.

Casou-se com Nilza Dias Roxo Loureiro, com quem teve quatro filhos.

Publicou Um aspecto da dívida externa brasileira; Bancos, instituições para servir o público; Por que acredito no Brasil; O petróleo nacional e a democratização do capital; A reforma do sistema bancário brasileiro e Companhias de investimentos.

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CÂM. DEP. Relação dos dep.; CÂM. DEP. Relação nominal dos senhores; CORRESP. MIN. TRAB.; Eleitos; LEITE, A. História; LEITE, A. Memórias; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (3).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados