LOURENCO, JOAO DE

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: LOURENÇO, João de
Nome Completo: LOURENCO, JOAO DE

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
LOURENÇO, JOÃO DE

LOURENÇO, João de

*min. TCU 1949-1950.

 

João de Lourenço nasceu em Areia (PB) no dia 8 de fevereiro de 1893, filho de Lourenço Justiniano Bezerra e de Matilde M. da Conceição.

Bacharelou-se em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil. A princípio dedicou-se ao jornalismo e trabalhou em diversos jornais. Foi redator do jornal oficial A União e redator de debates da Assembleia Legislativa (1914), ambos do estado da Paraíba. No Correio da Manhã (1922-1923), em O Jornal, no então jornal oficial da União, O País (1925), e no Diário de Notícias (1931), atuou como redator econômico-financeiro. Em O País chegou a redator-chefe.

Na década que se iniciava, ocupou diversos cargos em órgãos públicos, na maioria das vezes ligados ao Ministério da Fazenda (MF). Em 1933, foi nomeado membro do Conselho Nacional do Trabalho e participou como assessor técnico da delegação brasileira à 7ª Conferência Internacional Americana, realizada em Montevidéu. No ano seguinte, foi membro da comissão designada pelo MF para elaborar o anteprojeto da discriminação das rendas, a que se referia a Constituição Federal. Em 1935, atuou como representante do governo federal no conselho administrativo do departamento regional do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC). Um ano depois, foi chefe da seção de estudos econômicos e financeiros do gabinete do ministro da Fazenda, Artur de Sousa Costa (1934-1945). Como representante deste ministério, participou da comissão responsável por examinar as medidas necessárias para regular as relações comerciais entre o Brasil e a Alemanha.

Em 1937, voltou à atividade de redator econômico-financeiro, dessa vez no Jornal do Comércio, e atuou também como consultor técnico do Conselho Federal do Comércio Exterior. Foi membro de comissão reservada do Ministério das Relações Exteriores para exame da política comercial do Brasil e, em 1938, membro do Conselho Federal do Comércio Exterior. No ano seguinte, foi nomeado secretário-chefe do gabinete do ministro da Fazenda.

Nomeado diretor do serviço de estatística econômica e financeira do MF, participou como membro da Comissão Censitária Nacional e da comissão constituída para o estudo das condições do mercado interno (1941), da qual foi presidente. Em 1943, atuou como assessor técnico e membro da Comissão Federal de Preços, como representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Participou, na qualidade de representante do MF, da comissão encarregada de organizar a relação de todos os artigos produzidos no Brasil e na Argentina, em face do Tratado de Intercâmbio Livre e Indústrias Novas, firmado entre os dois países naquele ano.

 Em 1944, foi membro e presidente da comissão especial incumbida de elaborar o projeto de lei para defesa da indústria nacional contra o dumping e outros processos de concorrência desleal. Participou, ainda, da comissão designada pelo ministro da Fazenda para examinar as sugestões oferecidas ao projeto de lei bancária, e da comissão designada pelo governo federal para examinar a situação econômica e financeira exposta nos memoriais das classes produtoras, em 1947. Mesmo ano em que se tornou delegado permanente do MF perante o Fundo Monetário Internacional (FMI).

No ano de 1949, exerceu o cargo de diretor do Serviço de Estatística Econômica e Financeira do MF, dele afastando-se para ser empossado como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), nomeado pelo presidente da República Eurico Gaspar Dutra. Permaneceu nesta função de 1949 a 1950.

Publicou, entre outros textos, Sistema nacional de economia, Indicações sobre a política econômica e financeira do Brasil e Situação econômica e financeira do Brasil. Trabalhos de sua autoria sobre assuntos econômicos e financeiros foram transcritos em relatórios de ministros da Fazenda e de secretários da Fazenda de São Paulo, bem como nos Anais do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Faleceu em 1º de abril de 1980.

 

FONTE: TCU. Dados biográficos; Ministros TCU – Dados biográficos (2003).

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados