Luís Paulo Teles Ferreira Barreto

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: BARRETO, Luís Paulo
Nome Completo: Luís Paulo Teles Ferreira Barreto

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

BARRETO, Luís Paulo

*min. Justiça 2010.

 

Luís Paulo Teles Ferreira Barreto nasceu no Rio de Janeiro, então Estado da Guanabara, no dia 19 de janeiro de 1964.

Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), onde também se formou em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia, Ciências Contábeis e Administração de Empresas desse Centro. 

Em 1983, quando tinha apenas 19 anos, Luís Paulo Barreto ingressou no Ministério da Justiça por meio de concurso público. Posteriormente, prestou um concurso interno para nível superior e foi aprovado em primeiro lugar. Após 20 anos exercendo o cargo de diretor do Departamento de Estrangeiros, em 2003 assumiu a função de secretário-executivo do ministério. Tornou-se presidente do Comitê Nacional para os Refugiados e do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual. Em 2007, participou da criação e implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania.

Com a desincompatibilização do então ministro da Justiça, Tarso Genro, para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de outubro desse ano, Luís Paulo Barreto foi nomeado, pelo então presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (2003-2011), no dia 10 de fevereiro de 2010, para ocupar a pasta. O presidente disse na oportunidade que optou por preencher as vagas de ministros por secretários-executivos porque eles já conhecem a estrutura da máquina.  

No pleito de outubro desse mesmo ano, a ex-chefe do Gabinete Civil, Dilma Rousseff, foi eleita presidente da República. Ao tomar posse em 1º de janeiro de 2011, a presidente deu posse aos seus ministros e Luís Paulo Barreto passou o cargo ao novo titular do Ministério da Justiça, José Eduardo Cardoso. Em seguida foi convidado para voltar à função de secretário-executivo do ministério.

No final de março de 2012 licenciou-se do Ministério da Justiça para assumir, no dia 2 de abril seguinte, a Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal a convite do então governador, Agnelo Queiroz (2011-2015). Entre suas atribuições estavam o planejamento da administração pública e a elaboração orçamentária do governo, bem como o monitoramento e o controle de gastos com pessoal, de compras e da gestão patrimonial. A principal missão do novo secretário do Planejamento seria reforçar a área de gestão do Governo do Distrito Federal (GDF), complementando o modelo implantado a partir da nomeação do chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa.
O secretário passou a integrar a Junta de Acompanhamento de Execução Orçamentária, que tinha a missão de cuidar da saúde fiscal do Governo do Distrito Federal e garantir a execução orçamentária das ações prioritárias. A equipe foi presidida pelo governador Agnelo Queiroz e tinha Swedenberger Barbosa como secretário-executivo. O grupo se completava com o secretário de Fazenda, Marcelo Piancastelli.

Depois de um ano e meio à frente da pasta, Luís Paulo Barreto deixou a Secretaria de Planejamento do Distrito Federal no dia 1º de novembro de 2013 após aceitar um convite da iniciativa privada. Pouco depois assumiu o cargo de diretor de Relações Institucionais da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Nessa condição, tornou-se conselheiro do Instituto Aço Brasil representando a CSN.


Alan Carneiro

 

FONTES: http://veja.abril.com.br/brasil/luiz-paulo-barreto-assume-ministerio-da-justica/ (Acessado em 52/02/2017);

http://www.conjur.com.br/2010-fev-10/luiz-paulo-barreto-toma-posse-ministerio-justica (Acessado em 25/02/2017);

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u692003.shtml (Acessado em 25/02/2017);

http://novotempo.com/jornalismo/luiz-paulo-barreto-e-o-novo-ministro-da-justica/ (Acessado em 25/02/2017);

http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2012/04/22/entrevista-luiz-paulo-barreto/ (Acessado em 25/02/217);

http://www.jornaldebrasilia.com.br/cidades/luiz-paulo-barreto-assume-secretaria-de-planejamento/ (Acessado em 25/02/2017).

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013/11/ex-ministro-luiz-paulo-barreto-deixa-secretaria-de-planejamento-do-df.html (Acessado em 25/02/2017);

http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/instituto/quem-somos--conselho.asp (Acessado em 25/02/2017).

 

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados